Após dois anos sem ser realizado por conta da pandemia do novo coronavírus, o Festival de Caranguejo volta a movimentar a localidade de Campo Grande, na zona rural de São Mateus. A festa acontece entre os dias 22 e 24, é organizada pela Associação de Pescadores, Catadores de Caranguejo, Aquicultores, Moradores e Assemelhados (Apescama) e tem apoio da Prefeitura.

Segundo Kelly Ramalho de Sena, presidente da Apescama, o público já estava sentindo falta do festival. “Foi realizado pela última vez em 2019. Este ano esperamos alcançar o objetivo do evento sendo realizado de forma que atenda às expectativas do público” – frisa.

Kelly destaca ainda que o festival de caranguejo já se tornou uma tradição da comunidade de Campo Grande e caracteriza-se pela pesca e cata do caranguejo. “O caranguejo é a principal fonte de renda e há 22 anos a comunidade se beneficia com o festival para apresentar aos visitantes os produtos de sua subsistência.

Kelly Ramalho de Sena é presidente da Apescama.
Foto: Divulgação

Possibilita que o público se integre com a localidade, promovendo a difusão, manutenção e desenvolvimento de atividades de caráter cultural, social, turística, ambiental e econômica, que nesse processo é fundamental, levando em consideração o resgate de manifestações folclóricas e culturais”.

Leia também:   SÃO MATEUS: Sala do empreendedor ganha mais um prêmio por desempenho

A presidente da associação ressalta também que nos três dias de festa serão servidos pratos típicos da gastronomia tradicional dos pescadores, como caranguejo, camarão, peixes, catadinhos, entre outros.

 

PROGRAMAÇÃO

A programação tem início na sexta-feira, a partir das 8h, com acolhida e credenciamento dos participantes. Às 8h30 tem café comunitário e encontro das comunidades pesqueiras às 9h30. Prossegue com almoço às 12h e palestras.

A partir das 19h acontecem os shows musicais com Jadir do Teclado, Devair e Cirla, Cristian Oliveira e Billy Forrozão.

No sábado, a festividade recomeça às 9h com a gastronomia tradicional dos pescadores. Às 10h serão realizadas oficinas e feira. Os shows começam a partir das 12h com programação até 1h. As atrações do sábado são Gilmara Araújo, Ginga do Forró, Carga Pesada, Bruno Sampaio, Rogerinho e Cia, Bonde Sertanejo e Law Lima.

No domingo será realizada uma missa às 9h. A partir das 10h acontecem as apresentações culturais e a gastronomia tradicional. Os shows terão início as 11h com Val Santana e às 13h com Musical Chamego. Às 15h, sorteio de R$ 2 mil em prêmios. As atrações musicais continuam após o bingo com Eduwagner, Didiu e Cia e Black Fox.

Leia também:   EnP destaca investimentos de até R$ 30 milhões por ano

 

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here