A oitava edição do Universiencontro, um festival que fomenta a dança e a diversidade artística na região Norte, começa nesta sexta-feira (04), no Ponto de Cultura Belas Artes Projetos Culturais, no Bairro Boa Vista, em São Mateus. Segundo a Secretaria Estadual de Cultura (Secult), a iniciativa acontece também neste sábado (5) e domingo (6). A coordenação é do artista e produtor cultural Augusto Boaventura.
Conforme a Secult, os participantes do festival poderão desfrutar de uma programação que inclui oficinas, mostras artísticas, apresentações acadêmicas, rodas de conversa, exposições de artes plásticas, teatro, fotografia, música e expressões da cultura popular. “O evento é uma oportunidade valiosa para estudantes, artistas locais e a comunidade em geral se engajarem em ações formativas e apresentações culturais, ampliando seus horizontes e conhecimentos artísticos”, salienta a Secretaria.

Foto: Secult-ES/Divulgação
Na abertura do Universiencontro está prevista a apresentação do espetáculo Filho do Som. Serão realizadas duas sessões, às 10h30 e às 19h30, no Ponto de Cultura Belas Artes. A Secretaria de Cultura explica também que a programação do festival “é livre para todos e a entrada é gratuita, e contará com recurso de acessibilidade em audiodescrição permitindo que o maior número possível de pessoas possa vivenciar esta rica troca cultural”.
RODA DE CONVERSA
Além do espetáculo, o Universiencontro também promoverá uma roda de conversa intitulada “A Cultura nos Espaços Educacionais”, que ocorrerá no dia 6 de abril, às 15h. De acordo com a Secult, a atividade visa discutir a importância da cultura no contexto educacional, promovendo um espaço de diálogo e reflexão.
O festival conta com a parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Centro Universitário Vale do Cricaré (Univc), além do Ponto de Cultura Belas Artes Projetos Culturais e Galeria A Margem. O UniversiEncontro conta também com o apoio do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura), por meio da Secult.
Foto do destaque: Secult-ES/Divulgação