“São Benedito esteja a postos porque os tambores já vão ecoar. Tudo em sua homenagem” – texto eternizado nas páginas da TC pelos jornalistas Patrícia Uzelin e Júnior Eler, e que virou até música, retrata muito bem a festa que se aproxima na Comunidade das Barreiras, no norte da Ilha de Guriri, já no território de Conceição da Barra. A Festa do Padroeiro São Benedito, que está inserida na programação do Encontro de Grupos Folclóricos de Conceição da Barra, que teve início no dia 30 de dezembro na sede do Município, começa nesta sexta-feira (11) e prossegue até domingo (13) com apresentação de mais de dez grupos folclóricos, de casa e convidados, além de shows musicais, brincadeiras, queima de fogos e Santa Missa, tudo em homenagem a São Benedito das Piabas.

Presidente da Associação de Folclore de Conceição da Barra (AFCB), Lucas de Oliveira Santos, o Lucas Graça, como gosta de ser chamado, detalha que a programação começa com a chegada dos grupos folclóricos na noite de sexta-feira. A promessa é de apresentações até o Sol raiar no sábado. De acordo com ele, mais de dez grupos pisarão no chão da comunidade, com destaque para os de casa, Grupo de Jongo das Barreiras e Reis de Bois das Barreiras.

Leia também:   Carro de morador da Serra é recuperado em Braço do Rio

No sábado festivo, além de mais apresentações folclóricas, ainda tem shows de forró com Law Lima, Wellington Show e Claudinho Nascimento, e muitas barracas que apresentarão pratos típicos da região para degustação. No domingo, a homenagem a São Benedito das Piabas começa cedo, com a Santa Missa, e chegada, de Chalana, do Ticumbi do Mestre Berto. Mais tarde, acontecem outras apresentações folclóricas, sorteio de brindes, brincadeiras com as crianças, queima de fogos e mais forró com Barozinho Show, Mucial Chamego e Trio Fogumano.

Lucas Graça adianta ainda que começa nesta sexta-feira (11) e vai até o dia 20 a Festa de São Benedito e de São Sebastião na Vila de Itaúnas, também dentro da programação do Encontro de Grupos Folclóricos de Conceição da Barra, com novena, apresentações culturais e famoso Alardo de São Sebastião, que atrai muitos turistas na Praça da Igreja de São Sebastião. Haverá ainda fincada do mastro, procissão e Santa Missa.

Conceição da Barra–ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here