A tradicional Festa de Santos Reis movimenta a Comunidade Pedra D’Água neste fim de semana. A extensa programação deste sábado e domingo conta com procissão, missa, show musical, apresentações de nove grupos de Reis de Boi e um espaço reservado para a gastronomia típica.

Imagem dos Reis Magos Baltazar, Belchior e Gaspar. Foto: Arquivo/TC Digital

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Armando Mecena de Oliveira, a festa é realizada pela Comunidade Santos Reis, que pertence à Paróquia de Guriri, e pela Prefeitura de São Mateus, integrando o calendário cultural do Município e do Estado. “Trata-se de um dos eventos culturais mais importantes da Cidade e região, que reúne todos os grupos de Reis de Boi do Município de São Mateus”, destaca Mecena.

Conforme o secretário, a programação tem entrada franca e serão mais de 300 brincantes da Folia de Reis, entre mestres, marujos, bichos e grupos convidados para saudar os Reis Magos.

PROGRAMAÇÃO

A programação tem início neste sábado (4), às 19h, com a procissão que levará a imagem dos Reis Magos Baltazar, Belchior e Gaspar, seguida de uma missa campal presidida pelo padre Moacir Pinto, pároco de Guriri.

Em seguida, às 21h, começam as apresentações dos grupos de Reis dos mestres Zé Luiz Barros (Bairro Vitória), Paixão (Fátima/Ideal), Galdino (Aviação), Antônio (São Cristóvão/Km 28), Benedito Assis (Palmitinho I), Valentim (Palmitinho II), Paizinho (Córrego Mata Sede/Km 30), Benedito (São Domingos de Itauninhas) e Nilo (Santana, Conceição da Barra). A previsão é que o último grupo se apresente às 00h20.

Ainda na madrugada de domingo, a festa prossegue com show de forró de Didiu & Cia na área de eventos com barracas com comidas típicas e pescaria.

No domingo (5), a programação continua às 8h, com torneios de futebol masculino e feminino, além de sorteios de prêmios.

TRADIÇÃO

O Dia de Reis, ou Dia dos Santos Reis, comemorado em 6 de janeiro, tem origem na tradição que lembra a data em que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita dos três Reis Magos, que chegaram do Oriente, guiados por uma estrela. A Folia de Reis, que reúne cantadores e instrumentistas para celebrar a data, tem origem portuguesa e chegou ao Brasil no século XVIII. Em Portugal, a manifestação cultural tinha a principal finalidade de divertir o povo. No Brasil, passou a ter um caráter mais religioso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here