A Festa da Penha, que recebeu 2,5 milhões de pessoas em 2019, deverá ganhar a visita de ainda mais devotos em 2020. Esta é a expectativa após o dia da Padroeira do povo capixaba, Nossa Senhora da Penha, ter se tornado feriado em todo o Estado, conforme lei sancionada pelo governador Renato Casagrande. O feriado será sempre no oitavo dia posterior ao Domingo de Páscoa, uma segunda-feira. No próximo ano, será dia 20 de abril, explica a assessoria da equipe que cuida da programação da festa, em mensagem à Rede TC.

“Entendemos que este feriado estadual é mas um incentivo a fim de favorecer maior participação na festa, sobretudo dos municípios do interior, além de fomentar a tradição e a cultura secular do nosso povo e a promoção do monumento mais visitado do nosso Estado, possibilitando novas oportunidades no campo do turismo religioso e, ainda, reforçando nossa identidade capixaba”, avalia o padre Renato Criste Covre, coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo e membro da Comissão Central da Festa da Penha. Ele enviou uma carta a Casagrande, em nome da organização da festa, em agradecimento à decisão.

Leia também:   Justiça determina reintegração de posse de fazenda ocupada em São Mateus

No interior, a notícia também foi recebida em clima de comemoração. O bispo da Diocese de Colatina, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, acredita que o feriado aumentará progressivamente a participação dos romeiros da diocese dele na Festa da Penha. “Muitos não iam por causa do trabalho. A devoção a essa manifestação mariana é muito grande entre os 17 municípios que compõem a nossa Diocese, tanto que muitas de nossas comunidades têm Nossa Senhora da Penha como padroeira. Não tenho dúvidas de que será uma oportunidade fundamental para a unidade eclesial em todo o Estado, uma verdadeira comunhão de cristãos” – avalia.

“O Dia de Nossa Senhora da Penha será mais uma ocasião para promover o encontro das pessoas com Deus por meio de Maria, sua mãe. O Estado do Espírito Santo apresenta altos índices de suicídio, feminicídio e também de assassinatos de jovens. A violência está por toda a parte. E Nossa Senhora, com seu grande coração, arrebanha muita gente para perto de Deus. A devoção e a fé melhoram a vida das pessoas, resgatam a espiritualidade, a cultura, a cidadania, o equilíbrio emocional e os valores humanos. Ao se aproximar de Deus, as pessoas encontram um sentido maior para suas vidas e a salvação” – acredita dom Wladimir.

Leia também:   PRF apreende cinco quilos de fios de cobre no ES

Vila Velha–ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here