Alguns dos principais nomes mundiais da filosofia estarão reunidos em São Mateus no período de 15 a 18 deste mês no Seminário Internacional Educação Filosofias Infâncias (Semfili). Com o tema Filosofar com infâncias: resistir na escola, o seminário acontece no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) e na Faculdade Vale do Cricaré.

Secretária Municipal de Educação, Zenilza Pauli relata que a ideia do seminário surgiu a partir de visitas de alguns pesquisadores da Uerj a São Mateus em 2017. Foto de Arquivo TC Digital

Secretária municipal de Educação, Zenilza Pauli destaca a participação dos professores, referências mundiais da área, Walter Omar Kohan (Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Uerj, e Universidade de Colúmbia Britânica, Vancouver, Canadá), Laura Viviana Agratti (Universidade Nacional de La Plata, Argentina) e Giuseppe Ferraro (Universidade Federico II, de Napoles, Itália).

Ela explica que “o objetivo é contribuir na formação continuada de docentes da educação básica, desde a educação infantil até os ensinos fundamental e médio, articulando pesquisa, ensino e extensão na afirmação da escola como espaço de formação”. O público-alvo é constituído de docentes da educação básica, estudantes de pedagogia, licenciaturas diversas, mestrandos e demais interessados no tema.

Zenilza relata que a ideia surgiu a partir de visitas de alguns pesquisadores da Uerj a São Mateus em 2017,que vieram conhecer o trabalho que é desenvolvido na educação infantil do Município. E para realizar o seminário, ela detalha que foi formada uma parceria envolvendo a Secretaria Municipal de Educação com o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e Faculdade Vale do Cricaré (FVC).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online no endereço https://semfili.wixsite.com/seminario/inscricoes. Membros da comissão organizadora, Jair Miranda de Paiva (Ceunes), José Luiz Viana Nery (FVC), Fábio Átila (Secretaria Municipal de Educação) e Flaviane Lopes (Secretaria Municipal de Educação) estiveram na Rede TC de Comunicações e foram recebidos pelo Diretor Geral Márcio Castro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here