O deputado federal Felipe Rigoni antecipou, à Rede TC, que estuda emendas à proposta de reforma da Previdência, para torná-la mais justa. O parlamentar esteve na noite desta sexta-feira (22) na Faculdade Vale do Cricaré (FVC), onde palestrou na aula inaugural dos cursos de Educação Física e de Fisioterapia. O deputado, que tem deficiência visual, falou aos estudantes sobre o tema Sociedade para todos: o desafio da inclusão permanece. Ele comentou sobre a própria história de vida com um teor motivacional e entrou em aspectos mais estruturais da inclusão social.

Felipe Rigoni também disse à sobre a reforma da Previdência. Ademilson Viana/TC Digital

À Rede TC, o deputado Felipe Rigoni afirmou que entende ser inegável que a reforma da Previdência deve acontecer. “Quem fala que uma reforma não precisa acontecer é porque não olha a realidade”. O parlamentar argumenta que “18% da desigualdade de renda no Brasil é causada pela Previdência”. Também afirma que os gastos com a Previdência já são altos e ainda crescem muito.
Coordenador dos cursos de Educação Física e Fisioterapia, o professor José Roberto Gonçalves de Abreu abriu a aula inaugural. Foto: Ademilson Viana/TC Digital

No entanto, Felipe Rigoni avalia que a proposta de reforma da Previdência apresentada tem problemas, principalmente relacionados a aposentadorias rural, de professores e de militares, além do benefício de prestação continuada. Conforme disse, estuda emendas que podem ser apresentadas em conjunto com outros deputados, “para deixar mais branda para quem ela está sendo dura e mais dura para quem aguenta”. Ele completa que a reforma precisa ser diferente para cada segmento, para ser mais justa e sustentável ao longo do tempo.

Leia também:   Sesc coloca ponto de doações 24 horas para ajudar impactados com a tragédia no sul do Estado

Estudantes de Educação Física e Fisioterapia e de outros cursos acompanharam a palestra de Felipe Rigoni. Foto: Ademilson Viana/TC Digital
Questionado sobre o processo de duplicação da BR-101, ele lembrou que foi recriada a comissão externa da Câmara dos Deputados para fiscalização das obras e apontou que, após ser entregue o contorno de Piúma, os parlamentares começarão a focar nos trechos ao norte da Grande Vitória.

PALESTRA
O deputado federal Felipe Rigoni adiantou que falaria na palestra de questões estruturais da inclusão social. Conforme disse, para isso é preciso incluir, e não adaptar. “Não é pegar um prédio que não é feito para pessoa com deficiência e adaptá-lo”, citou um exemplo. O parlamentar de 27 anos ressalta é preciso pensar nos ambientes de forma a considerar todo o tipo de habilidade, de interesse e de desafio.

Antes da palestra da aula inaugural também teve música na FVC. Foto: Ademilson Viana/TC Digital

Coordenador dos cursos de Educação Física e de Fisioterapia, o professor José Roberto Gonçalves de Abreu relata que a organização da aula inaugural é do Núcleo de Pesquisa em Educação Física e Saúde da FVC. Também estiveram presentes alunos dos cursos de Engenharia de Produção, de Pedagogia e de História.

José Roberto salientou que o convite a Felipe Rigoni para a palestra foi pela história de vida, pela superação de um jovem de 27 anos que é engenheiro da Produção, fez mestrado em Oxford e chegou à Câmara Federal tão novo.

Leia também:   Operação estoura fábrica clandestina de armas em Pedro Canário

A presidente Conselho Regional de Fisioterapia, Eunice da Encarnação Garcia Silva e Souza, esteve presente, assim como diretor do Ifes Aloisio Ramos e o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Jasson Barcelos. Neste sábado, a programação prossegue com oficinas de judô e karatê e mesa-redonda, a partir de 8h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here