A primeira Feira de Ciências da Superintendência Regional de Educação de São Mateus (Fecisre-SM), que acontece na Escola Viva Marita Motta Santos, reúne 54 projetos de pesquisa desenvolvidos por cerca de 400 estudantes do ensino médio de cinco escolas das redes estadual e municipal de São Mateus, além de uma escola estadual de Ecoporanga. Simultaneamente também acontecem a mostra da Semana Nacional de Tecnologia, com projetos de alunos do Ceunes e do Ifes, e a Feira Mateense de Ciência e Engenharia (Femace).

Cerca de 400 alunos do Ensino Médio de escolas da rede pública participam da Femace.

“O objetivo é despertar futuros cientistas”, ressalta a diretora da Escola Viva, Bruna Bonomo Graciano, acrescentando que a feira está no plano de ação da escola, estabelecido desde o início do ano. “Ao longo do segundo trimestre os estudantes foram divididos em grupos para o desenvolvimento dos projetos orientados por professores, sendo que cada turma tem em média três a quatro grupos”, explica.

Bruna lembra que a Femace foi idealizada pela área da Ciências da Natureza. No entanto, os projetos envolvem todas as disciplinas. “Com a definição dos problemas de pesquisa, alguns estudantes caminharam para outras áreas de conhecimento, como a Matemática e as áreas de humanas e linguagem. Então, de certa forma, os projetos envolvem todas as áreas do conhecimento” – ressalta Bruna.

Alunos da Escola Santo Antônio apresentam o projeto Eletric Solar System, uma representação do sistema solar movido a circuito elétrico.

Além da Escola Viva, participam da feira as escolas Wallace Castelo Dutra, Santo Antônio, Córrego Santa Maria e Professora Herinéa Lima, além da escola José Teixeira Fialho, de Ecoporanga, Ceunes e Ifes. “Apesar da feira envolver apenas o ensino médio, técnico e superior, neste ano decidimos incluir os alunos do nono ano do ensino fundamental da Escola Viva, que foram responsáveis pelo processo de logística e acolhimento dos estudantes de outras instituições” – complementa Bruna.

PREMIAÇÃO

Os melhores trabalhos da Femace serão julgados por uma banca avaliadora e premiados com certificados e medalhas nesta quinta-feira (3), às 15h. Serão premiados os trabalhos destaque por área de conhecimento, por município e destaque de trabalho feminino.

Veja a galeria de fotos com alguns projetos dos estudantes:

Este slideshow necessita de JavaScript.

São Mateus – ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here