No próximo dia 18, acontecerá a inauguração do Centro Especializado em Reabilitação (CER) II, em Nova Venécia. O CER é um ponto de atenção ambulatorial especializada em reabilitação que realiza o diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação, e manutenção de tecnologia assistiva, sendo assim, referência para a rede de atenção à saúde.

O CER é organizado em três formas: o CER II, que é composto por duas modalidades de reabilitação, o CER III, composto por três modalidade, e o CER IV, composto por quatro modalidades. Em Nova Venécia, serão oferecidos os serviços de reabilitação intelectual e física e a expectativa é de que ao menos 200 pacientes sejam atendidos mensalmente em cada tipo de reabilitação.

Os CERs estão sendo criados pela Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e o Ministério da Saúde, visando ampliar e estruturar a Rede da Pessoa com Deficiência no Espírito Santo. Em 2016 foi inaugurado o primeiro CER II, na Apae de Colatina e no ano de 2017 o foram realizados mais de 100 mil atendimentos na área da saúde, sendo referência para 17 municípios da região.

De acordo com Vanderson Pedruzzi Gaburo, presidente da Feapaes-ES, a habilitação desses novos serviços é feita pelo Ministério da Saúde após cumprir todos os caminhos deliberativos no Estado. “Para dar conta dessas diligências, as Instituições realizaram diversas adequações para se enquadrarem nas exigências solicitadas pela área técnica do Ministério da Saúde e, assim, poderem receber o serviço”, afirma.

Além dos CERs de Nova Venécia e Colatina, teremos em breve a inauguração oficial do CER II na Apae de Cachoeiro de Itapemirim, que já iniciou suas atividades. “Hoje somos protagonistas e parceiros na implementação dessa política pública no Espírito Santo. Dos cinco CERs que o estado possui, 3 estão em Apaes. Isso é fruto do nosso trabalho e mostra a importância dessas instituições. Daremos continuidade a esse planejamento com a construção de projetos para CERs nas Apaes da Grande Vitória”, sinaliza Gaburo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here