O Guriri Jazz & Blues Festival proporcionará uma viagem no tempo, retornando às décadas de 1920 e 1930 pela música. É o que propõe a banda da Faculdade de Música do Espírito Santo, a Fames Dixieland, trazendo para o festival as raízes históricas do jazz, com apresentação prevista para iniciar às 20h desta sexta-feira (12), segunda noite de festa e Dia das Crianças. Professor de licenciatura e de saxofone da instituição, o presidente da Fames Dixieland, Jovaldo Guimarães Gonçalves, explica que a apresentação dos oito músicos acontece no meio do público.

Ele detalha que cada músico aparece tocando um instrumento em um ponto diferente da festa para, logo em seguida, se encontrarem e caminharem, continuando a apresentação, “com muita interatividade com o público”. Aproveitando o mote do Dia das Crianças, o professor afirma que os músicos interagem também com as crianças, deixando que toquem os instrumentos e fazendo algumas brincadeiras com os pequenos.

De acordo com Jovaldo, a Fames Dixieland vem cobrir uma lacuna, propondo um grupo diferenciado, focado tanto na excelência quanto no entretenimento. Ele explica que o dixieland, ou jazz tradicional, foi o último estilo que surgiu da mistura da música africana e europeia depois de 1900.

Leia também:   Famílias organizadas pelo MST ocupam fazenda onde funcionou fábrica da Inquinor em São Mateus

“Nova Orleans, a cidade mais importante no surgimento do jazz, era um grande porto marítimo e o lar de muitos ex-escravos, que trouxeram suas canções de trabalho e de orações. Aos poucos essas referências se fundiram com a música dos brancos, que era mais pautada na forma de marcha, hinos e de danças como a quadrilha, dando origem ao dixieland. A Fames Dixieland tem o objetivo de promover a difusão das raízes históricas do jazz tradicional associado à música popular brasileira, com foco na qualidade técnica e na excelência musical” – explica Jovaldo.

PROGRAMAÇÃO

Realizado por 2F Produções e Rede TC de Comunicações, com patrocínio do Sebrae-ES, o Guriri Jazz & Blues Festival ganhou uma programação especial na abertura, programada para a noite de quinta-feira (11), com Lira Mateense, Cainã e a Vizinhança do Espelho e Nano Vianna. Na noite desta sexta (12), além da Fames Dixieland, ainda tem os shows de Chubby’s Blues Band (22h) e Esquina 9 (23h30). O encerramento acontece sábado (13) com o talento de Marcos Assad Acústico (19h), Salsa Brezinski & Agência de Viagem (20h30), Sunset Five Jazz (22h30) e Vapor Mercúrio (00h30).

Leia também:   Dom Aldo continua internado em São Mateus

São Mateus-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here