InícioCidadesFalta de vacinas veterinárias preocupa produtores rurais e acende alerta na pecuária

Falta de vacinas veterinárias preocupa produtores rurais e acende alerta na pecuária

-

Por Tatiana Milanez – Repórter
Montanha – A dificuldade no abastecimento de vacinas veterinárias está preocupando produtores rurais e profissionais da pecuária em diversas regiões do Espírito Santo. O alerta é do médico veterinário Antônio Carlos do Nascimento, o Carlinhos da Agropet, de Montanha, que acompanha os impactos da situação na região.
Segundo ele, atualmente, as principais vacinas com problemas de disponibilidade no mercado veterinário são as doses contra clostridioses, contra raiva de herbívoros e também imunizantes relacionados ao controle da brucelose bovina.
“As vacinas clostridiais são fundamentais para proteger os rebanhos contra doenças graves como carbúnculo sintomático, gangrena gasosa, enterotoxemia, botulismo e tétano, enfermidades que podem provocar morte súbita nos bovinos. Já a vacina antirrábica protege os animais contra a raiva dos herbívoros, transmitida principalmente por morcegos hematófagos” – explica.
De acordo com Carlinhos, no caso da vacina contra brucelose bovina, “a imunização auxilia no controle de uma doença reprodutiva importante, responsável por abortos e infertilidade, e que também representa riscos à saúde humana”.
O médico veterinário Antônio Carlos do Nascimento, o Carlinhos da Agropet, de Montanha, afirma que acompanha os impactos do desabastecimento de imunizantes pecuários na região. Foto Divulgação

Dificuldades de abastecimento ocorre
desde 2025, diz profissional

Montanha – Segundo o veterinário Carlinhos da Agropet, o mercado já vem enfrentando dificuldades de abastecimento desde 2025, situação que permanece neste ano. “O problema tem sido relatado por produtores, médicos veterinários, distribuidores e entidades ligadas ao agronegócio” — afirma.
O profissional explica que a fabricação e distribuição dessas vacinas dependem de laboratórios e distribuidores autorizados. Já o controle sanitário, a fiscalização e a liberação dos produtos são responsabilidades do Ministério da Agricultura (Mapa) e de órgãos estaduais de defesa agropecuária, como o Idaf, no caso do Espírito Santo.
Ele pontua que, entre os fatores apontados para o cenário de escassez, estão problemas na produção industrial, adequações regulatórias, aprovação de lotes, questões logísticas e aumento da demanda em determinadas épocas do ano. Em alguns casos, conforme salienta, também houve suspensão temporária de lotes para análises técnicas.
“O principal risco é deixar o rebanho desprotegido, aumentando a ocorrência de doenças, mortes súbitas, perdas reprodutivas e prejuízos econômicos para o produtor rural. Enfermidades como brucelose e raiva podem afetar de forma relevante também a saúde pública” — enfatiza.
O médico veterinário orienta que os produtores busquem acompanhamento profissional, mantenham o calendário sanitário atualizado e adquiram vacinas apenas em estabelecimentos autorizados. “A prevenção continua sendo o melhor caminho para proteger o rebanho e evitar grandes prejuízos na pecuária”, reforça.

Apesar de lojas confirmarem
desabastecimento de vacinas, Idaf nega

São Mateus – Em resposta sobre a situação das vacinas veterinárias no Espírito Santo, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) afirma que controla o estoque das vacinas contra raiva e brucelose e que, até o momento, “não houve registro de desabastecimento dessas vacinas no Estado”.
Ressalta ainda que, no caso das vacinas anticlostridiais, o controle é realizado pelo Ministério da Agricultura, e que, em caso de dúvidas, é possível acionar a Superintendência Federal de Agricultura no Espírito Santo (SFA-ES).

Estoque baixo em São Mateus

São Mateus – A Reportagem procurou duas lojas em São Mateus que comercializam produtos veterinários, incluindo vacinas para gado. Na Defagro, o colaborador Cleiton Nascimento destaca que não está tendo na loja algumas vacinas há cerca de 20 dias.
Em outro estabelecimento, a Agronorte, do mesmo segmento, o balconista, que preferiu não ter o nome divulgado, afirma que a vacina contra raiva também está em falta na loja. Ele frisa que alguns clientes têm buscado essas vacinas em municípios vizinhos, por exemplo, Linhares e Jaguaré, mas pontua que os relatos são de que não estão encontrando o material com facilidade.

MAIS...

Recentes