O balneário de Guriri recebe a exposição do Projeto Baleia Jubarte, que permanece no local até o fim do Verão, segundo a Prefeitura de São Mateus. A Secretaria de Comunicação afirma que a exposição é autoexplicativa. “A equipe do projeto forneceu material exclusivo para São Mateus e as exposições são inseridas em toda a área de influência do Projeto Baleia Jubarte. Em Guriri, a exposição está próxima à Capelinha de Guriri” – detalha a Secom Municipal.

Conforme destaca a Prefeitura, em Abrolhos (BA), litoral baiano, existe o projeto de turismo de avistamento de baleias jubarte. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Louzada, é necessária uma viagem de cerca de duas horas de barco para avistar as baleias.

 

Foto: Divulgação

“Pela praia de Guriri, são apenas 30 minutos. Fica muito perto da nossa região. Então há um interesse em fazer um turismo de avistamento de baleias em São Mateus. Estamos trabalhando para que empresas sejam criadas aqui e façam um serviço com responsabilidade” – afirma Ricardo Louzada.

Leia também:   Estudantes aprendem xadrez em São Mateus

Em setembro houve uma formação para barqueiros em Conceição da Barra e um grupo de São Mateus também esteve presente. O curso foi destinado para interessados em fazer o turismo de avistamento de baleias. “O projeto possui todo o treinamento para que as pessoas possam explorar o turismo de avistamento de baleias”, destaca o secretário.

 

PROJETO BALEIA JUBARTE

Criado em 1988 como parte das ações de Implantação do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, e visando estudar e proteger a população remanescente de baleias jubarte do Brasil, o projeto trabalha em três frentes: pesquisa, educação e políticas para a conservação. Para assegurar que a recuperação das jubartes continue acontecendo, atualmente conta com três bases físicas, na Praia do Forte, Caravelas no Sul da Bahia e em Vitória, no Espírito Santo.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here