O bailarino mateense Marcelo Oliveira é mais uma vez destaque nos palcos do Brasil. O espetáculo de dança contemporânea Experimentos cênicos com sentidos em expansão será exibido no dia 25 de agosto às 21h, dentro da programação do 10º Circuito Vozes do Corpo, realizado pela Companhia Sansacroma (SP), segundo o dançarino.

Ele destaca que o evento gratuito será realizado online, no canal do YouTube da companhia paulista, e o espetáculo fala sobre o sentir durante o isolamento social.

“Em meio ao isolamento social e o descaso com as vidas, como podemos determinar esse sentir quando em muitos momentos nos sentimos anestesiados pela dor, em meio ao sofrimento será que é perceptível a invasão que nos é imposta? O espetáculo propõe a reflexão de que, apesar da dor, o corpo protesta e não devemos nos calar em meio à indiferença” – explica Marcelo Oliveira, que é o intérprete e criador do espetáculo.

 

 

Em cena, o bailarino demonstra, por meio de sua performance corporal, o luto, o preconceito, o sentimento de abandono. E é com a arte do Experimentos cênicos com sentidos em expansão que Marcelo Oliveira lembra que não estamos sozinhos em nossa luta pela vida. “Vida marcada pelo luto, pela pandemia, pelo preconceito, por uma sociedade estruturada para silenciar as minorias” – conta Marcelo.

O espetáculo tem ainda a participação de Paulo Ricardo Preato (trilha sonora), Vitor Monthay (imagens e fotografias) e Alif Ferreira e Pedro Henrique Fischer (edição).

O bailarino Marcelo Oliveira é professor de dança na Prefeitura de São Mateus e leciona para mais de 210 alunos, onde desenvolve trabalho de pesquisa que envolve saúde mental dentro da prática da dança.

 

CRIA

Também atua como produtor cultural, idealizador do projeto Coletivo Regional de Iniciação Artística (CRIA) que fornece cursos de formação e iniciação artística dentro do audiovisual aos jovens.

“Mais de 25 artistas locais de áreas distintas foram contemplados pelo coletivo CRIA, com projetos já realizados e que entrarão em exibição em programações diferentes. O projeto é sediado em região geográfica ribeirinha às margens do Rio Cricaré, impactando diretamente na transformação de perspectiva do local contando com ficha eclética e extensa de realizações” – detalha.

 

Foto do destaque: Vitor Monthay/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here