“Honestidade!” Para o filho Cássio Zanelato Lopes esse é o maior exemplo deixado pelo pai Edgard Leal Lopes, que faleceu aos 76 anos na noite de quarta-feira (21). Ex-gerente da agência de São Mateus, Edgard trabalhou por 30 anos no Banestes até se aposentar em 1993.

Edgard faleceu aos 76 anos. Foto: Divulgação

Além de honesto, Cássio destaca que o pai deixa em legado uma série de virtudes. “Muito humano, verdadeiro, muito correto”, destacou. O filho enfatiza que essas características também acompanharam Edgard no lado profissional. “Tratava todos com igualdade, independente de classe social ou cor. Por onde passou foi muito querido” – ressaltou.

E Edgar passou por muitos lugares. Natural de Jacobina (BA), ele mudou-se aos sete anos para Minas Gerais, onde permaneceu até aos 14 anos em Carlos Chagas (MG). Aos 14 anos a família seguiu para Nova Venécia, onde ele cursou Técnico em Contabilidade e, posteriormente, ingressou no Banestes como escriturário (“na época função denominada de servente).

Casado com Nair Zanelato Lopes por 54 anos, Edgard teve três filhos (Cássio, Arlindo e Waleska) e quatro netos. A carreira no Banestes foi longa. Cássio lembra que em virtude de trabalho do pai a família chegou a morar em 18 municípios capixabas.

Leia também:   Adeci de Sena se diz preparado para legislar em São Mateus

Edgard chega a São Mateus em 1991

O filho Cássio detalha que Edgard foi transferido de Montanha para São Mateus em 1991, onde permaneceu até a morte. Ele aposentou em 1993 como gerente do Banestes. Ativo, mesmo morando na cidade mateense, Edgard tinha uma fazenda em Pedro Canário e uma das paixões era cuidar de cavalos.

Cássio explica que a decisão de permanecer em São Mateus após a aposentadoria estar relacionada também à dedicação à família, já que a esposa Nair tinha muitos parentes no Município. “Foi um lutador! Sempre valorizou a vida, a esposa, os filhos, os netos, os demais familiares e amigos. Foi feliz!”, reforçou.

Edgar faleceu em unidade hospitalar de Linhares devido a parada cardiorrespiratória na noite de quarta-feira (21). O velório e o sepultamento ocorreram no Cemitério Caminhos da Paz, no Bairro Aviação, na tarde de quinta-feira (22).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here