Alunos e ex-alunos de São Mateus criaram um movimento pela manutenção dos Jogos na Rede, competição esportiva realizada pela Secretaria Estadual de Educação, com participação restrita das escolas estaduais. Integrantes do movimento procuraram a Rede TC. Estudante de Engenharia de Produção na Universidade Federal do Espírito Santo, Júlia Moreira frisou que aderiu à campanha por ter disputado a competição quando estudou o ensino médio.

A proposta de unificação dos Jogos na Rede com o Jogos Escolares do Espírito Santo está sendo debatido pela Sedu e pela Sesport. Foto: TC Digital

Júlia relata que os alunos e ex-alunos receberam comentários de que a Sedu estuda uma proposta para acabar com os Jogos na Rede. “Os Jogos na Rede foi muito importante para mim, querendo ou não foi incentivo aos nossos alunos continuarem na escola”, disse Julia.

Um professor ouvido pela Rede TC, que pediu para não ser identificado, detalhou que a proposta estudada pela Sedu é unificar os Jogos na Rede, restrita às escolas de ensino médio, com os Jogos Escolares do Espírito Santo, realizados pela Secretaria Estadual de Esportes e Lazer (Sesport) e com participação de escolas das redes municipal, estadual, federal e particular de ensino.

Leia também:   Suspensão de aulas pode prejudicar estudantes no Enem, dizem estados

O professor afirma que os Jogos Escolares do Espírito Santo são voltados à formação de atletas, com os campeões estaduais sendo classificados para os Jogos Brasileiros da Juventude. Para o professor, os Jogos na Rede têm outro propósito, de solidariedade e socialização, oportunizando as escolas da rede estadual de interação pelo menos em fase regional. Por entender que são modelos diferentes, ele avalia que os Jogos na Rede deveria ser mantido no modelo atual.

Foto: TC Digital

Sedu relata que grupo de trabalho discutirá proposta de unificação

A Secretaria Estadual de Educação confirmou à Rede TC que existe a proposta de unificação dos Jogos na Rede e Jogos Escolares, “que são realizados de forma paralela, mas possuem o mesmo objetivo”. A Sedu salienta que os secretários de Educação e Esporte estiveram reunidos no dia 6 de fevereiro tratando do tema. Nos próximos dias, um grupo de trabalho, formado por dois servidores de cada Secretaria, será criado para discutir as ideias que surgiram na reunião e apresentar opções que agreguem nas competições.

Leia também:   Três em cada cinco universidades federais rejeitam ensino a distância durante quarentena

Conforme a Sedu, a ideia é fortalecer e ampliar os Jogos na Rede, competição organizada pela Sedu, e os Jogos Escolares, realizados pela Sesport pensando na possibilidade de unificar as competições. A reunião no dia 6 foi a primeira conversa sobre a possibilidade. A Sedu aponta que o intuito do grupo de trabalho é se dedicar e estudar a proposta em detalhes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here