A ansiedade e o entusiasmos de estudantes aumentam com a proximidade do sétimo Encontro Norte Capixaba de Computação (Encomp), nos dias 6, 7 e 8, no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes). Além de atuarem na organização do encontro, estudantes também ministrarão minicursos em suas respectivas áreas.
A equipe organizadora é composta por 26 estudantes, dividida em cinco turmas tendo um coordenador cada. De acordo com a organização, além de minicursos, o encontro terá também palestras com o objetivo de integrar e conectar os participantes com diversas áreas de tecnologia.

As inscrições para participar dos minicursos podem ser realizadas até terça-feira (5). De acordo com os organizadores do Encomp, Luiza Pauli de Castro (diretora de comunicação) e Vincenzo Tognere Polonini (diretor do finanças), os minicursos terão taxas de inscrição no valor de R$ 15. Somente para a área de Robótica a taxa será de R$ 50.
O Encomp tem o apoio da Rede TC de Comunicações.
“Estou muito animado”, diz Bernardo, que falará sobre a Plataforma Arduíno
De Vila Pavão para as salas de aula do Ceunes, o estudante do curso de Ciência da Computação, Bernardo Wutke de Oliveira, se forma no segundo semestre de 2025. No Encomp, ele ministrará o minicurso Introdução à Plataforma Arduino.
“Meu minicurso oferece uma introdução geral à Plataforma Arduino, buscando explorar as diversas possibilidades de projetos que essa plataforma possibilita. Estou muito animado, pois esse é o primeiro minicurso que ministro. Espero que os alunos saiam com uma boa base para iniciar seus próprios projetos na plataforma” – enfatiza o estudante.
Na opinião do estudante, o Encomp é uma excelente oportunidade para intensificar o conhecimento em tecnologias atuais, permitindo que tanto novos conhecimentos sejam adquiridos quanto outros sejam aprimorados. “Também é um momento de compartilhar as experiências e o aprendizado que acumulamos ao longo da vida acadêmica e profissional” – reforça.

Foto: Divulgação
Para o futuro, Bernardo salienta que pretende continuar na área de IoT –O termo, ou Internet das Coisas, refere-se à rede coletiva de dispositivos conectados e à tecnologia que facilita a comunicação entre os dispositivos e a nuvem, bem como entre os próprios dispositivos– com foco em soluções para a agricultura.
“Sendo filho de agricultores e vivendo em uma região que é referência no setor agronômico, percebo de perto as necessidades e o grande potencial dessa área” – complementa.
“Encontro dá visibilidade muito grande para o Ceunes”, reforça Felício
O também acadêmico do curso de Ciência da Computação no Ceunes, com previsão de formação em 2027, natural de Águas Formosas, Minas Gerais, Felício Rodney Almeida Rocha vai ministrar o minicurso Backend-do Zero ao Crud.
Ele detalha que o minicurso se trata de ensinar pessoas que já tiveram algum contato com programação e desenvolvimento a lidarem com aplicações de backend usando linguagem de PhP que, segundo ele, é muito utilizada para desenvolvimentos de sites e de sistemas. “Vou ensinar a atualizar, cadastrar, visualizar e excluir dados utilizando o crud e também sobre banco de dados e outras ferramentas para os alunos” – afirma.

Foto: Divulgação
Felício disse esperar que o minicurso seja proveitoso, tanto para ele quanto para os estudantes. “Espero que eu possa fazer com que aprendam sobre o início da linguagem de programação para que saiam do minicurso com um projeto para o seu próprio portfólio, que tenham ao final algum projeto de porta de entrada. E que ao ensinar, eu também possa aprender mais e ter mais contato com áreas de ensino e passar meu conhecimento para frente” – salienta.
Na opinião de Felício, o Encomp é de grande importância para todos que estão inclusos na faculdade, de alunos, professores, organizadores e participantes do evento, como os congressistas. “O encontro dá uma visibilidade muito grande para o Ceunes e todos os envolvidos. Um ótimo network pela interação com várias pessoas que já têm experiência na área. A partir dos minicursos elas conseguem ter uma base boa para ver o que querem seguir no futuro e enxergarem o mercado de trabalho saindo da bolha, por exemplo, acerca de programação e desenvolvimento, de tudo, em geral. O Encomp abre muitas portas e faz as pessoas tomarem gosto por programar e desenvolver” – sustenta.
Atualmente Felício integra a equipe da empresa júnior Adapti, trabalhando com desenvolvimento de sites e sistemas. Ele salienta que pretende continuar atuando como desenvolvedor após a conclusão do curso no Ceunes. “Esse descobrir do que eu gostaria de fazer no meu futuro na minha vida profissional, tomei gosto a partir da Adapti. Vi que realmente quero seguir e estou ajudando várias pessoas e adquirindo experiência. É muito importante para chegar na minha meta, que é trabalhar em alguma coisa que eu faça a diferença para a sociedade e que seja uma pessoa que possa ensinar para outras como funciona o mercado” – avalia o estudante.
Foto do destaque: TC Digital