Os estudantes do campus de São Mateus do Instituto Federal do Espírito Santo, Gabriel Quinquim Zanelato Santana e Jenniffer Oliveira Checchia ganharam prêmio nacional de ciências. O projeto desenvolvido por eles com orientação do professor de Física Robson Santos Gobbi e do atual diretor-geral da instituição, Eros Silva Spalla, envolvendo Física e programação, foi o destaque do Espírito Santo na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), realizada pela Universidade de São Paulo (USP).

Em entrevista à Rede TC de Comunicações, Gabriel Quinquim explicou que o projeto, intitulado Gamificação na educação: ondulatória no Scratch, consiste em ensinar física através de duas plataformas digitais desenvolvidas na linguagem de programação Scratch. “Foi implementada uma técnica chamada gamificação, que tem como foco a implementação de característica lúdicas e de mecânicas de jogos em situações em que não necessariamente são jogos” – destaca o estudante. “Desenvolvemos o projeto ao longo dos anos de 2020 e 2021”, complementa.

Segundo Gabriel, o projeto foi apresentado na Feira de Ciências Norte Capixaba (Fecinc) e, graças a excelente avaliação que obteve, foi selecionado para participar da Febrace. “O projeto obteve a primeira colocação na categoria Ciências Exatas e da Terra e a terceira classificação geral da Fecinc. Isso foi o que nos levou para a Febrace” – frisa Gabriel.

Leia também:   O que Matteus vai fazer com o dinheiro do prêmio de segundo lugar no 'BBB 24'?

 

DESAFIOS E PARCERIA

O estudante Gabriel relata ainda os desafios enfrentados junto com a parceira de projeto Jenniffer Oliveira Checchia. “Primeiramente, nos aprofundamos no estudo de ondulatória. Depois tivemos um de nossos maiores desafios, mexer com programação em uma linguagem totalmente nova, o Scratch. Além dos esforços para entender como funciona a mecânica de jogos e saber implementá-la na nossa plataforma de ensino de maneira satisfatória”.

 

 

PRÊMIO

Leia também:   CRE de São Mateus oferece tratamento gratuito para dores crônicas

O prêmio oferecido pela Febrace consiste em um certificado e na participação em feiras e mostras cientificas nacionais e internacionais. Mas para os estudantes mateenses, a superação dos desafios é tão importante quanto o prêmio oferecido pela feira. “Receber essa premiação é sem dúvidas uma sensação indescritível. É uma reafirmação de que conseguimos atingir os nossos objetivos iniciais e superá-los”.

 

PROJETO

O projeto apresentado pelos estudantes consiste em um aplicativo em forma de jogo onde o usuário, para avançar nas fases, precisa responder questões relacionadas a Física. O aplicativo oferece ainda links para que o usuário possa fazer pesquisas para responder aos desafios do jogo.

 

Orientadores celebram reconhecimento nacional

 

São Mateus – Para o professor de Física Robson Santos Gobbi, a premiação como destaque do Espírito Santo na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia é de grande importância e representatividade para os estudantes do Ifes. “A Febrace é a maior feira de ciências do Brasil e esperamos que esse prêmio incentive ainda mais a construção de projetos inovadores com a participação ativa da comunidade escolar”.

Leia também:   Estudantes aprendem xadrez em São Mateus

Segundo o professor, de maneira ampla, significa também a valorização dos alunos e do campus. “Mostra como a ciência pode ser integrada ao nosso cotidiano, aplicada a conceitos básicos no processo de ensino-aprendizagem e como a criatividade dos alunos pode ser estimulada e gerar relevantes resultados”.

O diretor-geral do Ifes, Eros Silva Spalla, avalia que a premiação é importante para o fortalecimento da pesquisa no Espírito Santo, o que mostra que o Estado está alinhado com o desenvolvimento de novas tecnologias.

“É um marco para o campus e premia os alunos que fizeram um trabalho brilhante, mesmo durante um período tão turbulento como é o da pandemia. Também reforça a importância de eventos científicos como a Fecinc, que despertou o interesse de muitos estudantes pela ciência”.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here