Estudantes das escolas municipais de ensino fundamental Dr. Arnóbio Alves de Holanda, Professor João Pinto Bandeira e Dora Arnizaut Silvares estão mais conscientes para ajudar as famílias a exigirem as notas fiscais durante as compras do dia a dia. Eles passaram por uma capacitação na tarde desta terça-feira (12) e receberam orientações sobre as funções dos tributos. A oficina pedagógica Vendinha Capixaba foi ministrada no auditório da Faculdade Vale do Cricaré (FVC) pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e integrou o trabalho de pesquisa da mestranda em Ciência, Tecnologia e Educação Daniela Santana, que é bacharela em Direito.

Durante a explanação, o supervisor de Educação Tributária da Sefaz, Francisco Costa de Andrade, falou sobre orçamentos municipais e benefícios socioeconômicos dos tributos. Foto: Ademilson Viana/TC Digital
Supervisor de Educação Tributária da Sefaz, Francisco Costa de Andrade explica que procurou destacar a importância de se pedir a nota fiscal no comércio e explanou para que os alunos entendam como é feito um orçamento municipal e a função socioeconômica dos tributos. Ele exibiu vídeos e fez uma dinâmica utilizando uma quitanda, na qual os estudantes, com dinheiro fictício, realizavam compras. Participaram alunos de sexto e sétimo ano das escolas Arnóbio e João Pinto e do oitavo ano da Escola Dora Silvares.

Leia também:   Ação conjunta apreende cocaína e munição em São Gabriel da Palha

O projeto de pesquisa da mestranda Daniela Santana é voltado à educação tributária. Foto: Ademilson Viana/TC Digital
A mestranda Daniela Santana disse que buscou a oficina do programa estadual de educação tributária porque é exatamente este o foco da pesquisa que desenvolve. Daniela distribuiu um questionário aos pequenos estudantes antes e depois da oficina, para avaliar o impacto da conscientização.

Presente na atividade, o secretário municipal de Educação, José Adilson Vieira de Jesus, destacou que o papel da educação é formar bons cidadãos e entende que a educação tributária, a conscientizando em evitar a sonegação, faz parte deste contexto. Foto: Ademilson Viana/TC Digital
Secretário municipal de Educação, José Adilson Vieira de Jesus acompanhou a atividade e destacou que o papel da educação é formar bons cidadãos. Ele entende que a educação tributária, com conscientização para prevenir a sonegação, faz parte desse contexto.

Coordenador dos cursos de Pedagogia e História da FVC, o professor José Luiz Nery, enfatizou o ganho na área de pesquisa com a atividade desta terça-feira (12). Foto: Ademilson Viana/TC Digital
Coordenador dos cursos de Pedagogia e de História da FVC, o professor José Luiz Nery enfatizou o ganho na área de pesquisa com a atividade desta terça-feira (12). Ele frisou a integração do projeto de mestrado com os alunos de ensino fundamental, ressaltando que estudantes da instituição serão professores que atuarão nas redes de ensino municipal, estadual e particular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here