Em dia nacional de mobilização convocado por organizações estudantis em defesa da Educação, alunos do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes/Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) realizam atos nesta terça-feira (13), nas duas instituições. De acordo com a diretora de Cultura do Diretório Acadêmico do Ceunes, Aline Oliveira, não haverá manifestação ou bloqueio na BR-101.

A estudante afirmou que as atividades estão programadas para começar às 10h, com a primeira mesa-redonda do dia, na sala 14, eixo III. Às 12h, está marcada uma panfletagem no centro de São Mateus. E às 16h, acontece a segunda mesa-redonda, no mesmo local da primeira, com o tema A necessidade de defender a Ufes contra o Future-se.

IFES

No Ifes, conforme relatou o estudante Felipe Cezar Quintanilha de Oliveira, acontecem três rodas de conversas, com 20 minutos de duração cada, nos intervalos dos turnos. A primeira roda de conversa será no matutino, iniciando às 9h40. À tarde, a roda de conversa acontece às 15h20 e, à noite, às 20h20. Felipe explicou que o objetivo é expor aos estudantes alguns assuntos, como cortes na educação e reajustes no orçamento da instituição.

Leia também:   Sala oferece autonomia para o conhecimento no Castelinho

DIA NACIONAL

A estudante Aline explicou que as mesas-redondas que estão previstas para acontecer no Ceunes terão livre participação, tanto de defensores quanto de críticos do programa que o Ministério da Educação está querendo implantar, o Future-se. “Sou contra este programa. É uma jogada muito inteligente. O governo quer dizer que não precisa de dinheiro público na Universidade. Só que a educação não é comprada. É meu direito ter acesso a uma educação pública e de qualidade. Este é um passo para a privatização” – comentou Aline.

SERVIDORES

A Rede TC contatou, por telefone, os professores Roney Pignaton e Alexandre Facco, no entanto eles disseram que não tinham conhecimento de alguma paralisação de servidores do Ceunes nesta terça-feira. As ligações telefônicas para os diretores do Centro não foram atendidas.

São Mateus–ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here