Por
Tatiana Milanez
Repórter
São Mateus – Alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Ceciliano Abel de Almeida realizaram o plantio de mudas de árvores em praças, canteiros, margens de rios, nascentes e outras áreas públicas de São Mateus. Eles também produziram, distribuíram cartazes com mensagens de conscientização ecológica e espalharam pelo Município. As ações fazem parte do projeto Filosofando na Prática: Cuidando das Origens, Preservando o Hoje e Semeando o Futuro, implementado pelo professor Vitor Vasconcellos Salvador nas aulas da disciplina de Filosofia para alunos das séries de ensino médio.
O educador detalha que, ao abordar a origem da Filosofia e os ensinamentos dos filósofos naturalistas –que defendiam que a origem de todas as coisas se dava a partir de elementos da natureza–, os estudantes foram convidados a embarcar na ideia e defender o meio ambiente como início, centro e base de todas as coisas.
“A ideia parte do desejo de cuidar dessa casa comum, o qual é o planeta e, partindo de um princípio de sustentabilidade, torna a filosofia de sala de aula uma filosofia prática. Ao estudar os filósofos pré-socráticos, também conhecidos como naturalistas ou filósofos da physis [natureza ou origem, no grego antigo], a proposta é defender na realidade aqueles elementos que tais pensadores acreditaram ser a origem e princípio de tudo, ou seja, os elementos da natureza” – afirma.

Projeto pretende estimular a prática de ações sustentáveis
São Mateus – O professor da Escola Ceciliano Abel de Almeida, Vitor Vasconcellos Salvador salienta que, em tempos de aumento da temperatura global, faz-se necessário questionar o que a humanidade tem feito pelo planeta. E que por esse motivo o projeto Filosofando na Prática: Cuidando das Origens, Preservando o Hoje e Semeando o Futuro buscou tornar os alunos protagonistas numa tomada de consciência e de ações em favor do lugar em que habitam.
“A ação de plantar mudas de árvores foi ao encontro da temática proposta: cuidar das origens, fazendo menção ao princípio de todas as coisas, como propuseram os primeiros filósofos, preservar o hoje e semear o futuro. A proposta gerou aprendizagens significativas, onde se aliou teoria à prática, em um viés sustentável e que tornou o conteúdo acessível e de melhor assimilação por parte dos estudantes” – frisa o educador.
O professor também acredita que o projeto provocou nos alunos um estímulo ao protagonismo e ao sentimento de corresponsabilidade com o mundo.