Estudantes da Emef Guriri participaram do projeto pedagógico de Gestão Democrática, desenvolvido em parceria com a graduanda em Pedagogia Mariana Duim Ferreira. De acordo com mensagem enviada à Rede TC pela diretora Roseli dos Santos Celestino, as atividades foram coordenadas pela pedagoga Reysila Rossi Lima de Carvalho e o objetivo foi “sensibilizar a comunidade escolar sobre a necessidade de uma gestão democrática para fortalecimento e como instrumento de identidade da instituição escolar”.

Ela explicou que, inicialmente, foi solicitado aos alunos que escrevessem cartas anônimas descrevendo aulas que gostaram de participar. “Depois, eles fizeram entrevista com professores sobre as aulas que os docentes gostaram de lecionar. Os trabalhos foram expostos. Em parceria com o trio gestor da escola, iniciou-se um processo de incentivo a práticas docentes diferenciadas aos alunos com incentivo ao exercício político” – descreveu.

Ainda de acordo com Roseli, cada professor desenvolveu uma proposta diferente. “Em Ciências, atentaram-se para o fato dos funcionários da escola e colegas de classe terem contraído dengue. Na Matemática, jogos foram desenvolvidos em incentivo ao raciocínio lógico. Na Língua Portuguesa, os alunos foram convidados a escreverem poemas sobre a escola e o convívio social. História e Geografia, abordou discussão acerca do Projeto Político Pedagógico e o Regimento Interno da escola”.

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Roseli destaca que as solicitações dos alunos foram expostas em cartazes para conhecimento da comunidade escolar. “Elas serão incluídas também na reformulação do Projeto Político Pedagógico da escola. Um grêmio estudantil foi reorganizado pelos alunos”.

Os trabalhos foram expostos num mural da Emef Guriri.

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