O Governo do Espírito Santo deu início à distribuição das doses da vacina contra o novo coronavírus. terça-feira (19), a Secretaria Estadual da Saúde encaminhou as doses da Coronavac, do Instituto Butantan, às Regionais de Saúde para imunização da população-alvo desta primeira etapa.

As doses da vacina foram distribuídas nos seguintes quantitativos para as regiões de saúde:  2.651 à Região Norte (São Mateus), 4.796 à Região Sul (Cacheiro de Itapemirim), 7.029 à Região Central (Colatina), e 17.260 à Região Metropolitana (Vitória).

São Mateus recebe 1.180 doses e já iniciou ontem a vacinação do público alvo. Os demais municípios que fazem parte da Superintendência Regional Norte de Saúde receberam os seguintes quantitativos de vacina: Água Doce do Norte (59), Barra de São Francisco (278), Boa Esperança (68), Conceição da Barra (110), Ecoporanga (126), Jaguaré (113), Montanha (150), Mucurici (30), Nova Venécia (252), Pedro Canário (95), Pinheiros (137), Ponto Belo (27) e Vila Pavão (28).

POPULAÇÃO-ALVO

Conforme explica a Sesa, o Estado segue o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, com os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, que compreende às pessoas maiores de 60 anos residentes em instituições de longa permanência, pessoas maiores de 18 anos com deficiência residentes em Residências Inclusivas, indígenas aldeados e trabalhadores da saúde.

Leia também:   Polícia Militar prende dois após roubo e troca de tiros em São Mateus

“Em relação aos trabalhadores da saúde, todos os 78 municípios capixabas receberão o equivalente a 24% do número de profissionais que historicamente tomaram a vacina da gripe. Além disso, para a imunização deste público, foi pactuado e definido pelos municípios os trabalhadores da saúde a serem imunizados, os vacinadores de cada cidade, bem como aqueles que atuam na linha de frente no combate à Covid-19, como profissionais de UTIs e salas vermelhas dos Pronto Atendimentos, por exemplo”.

A imunização ocorrerá em duas doses, com intervalo de quatro semanas. Para a aplicação da segunda dose, o Estado realizará uma nova distribuição às Regionais, o que deve ocorrer na segunda semana do mês de fevereiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here