O secretário estadual da Saúde Nésio Fernandes observa que a pandemia continua impactando em óbitos principalmente a população idosa no Estado e em todo o País. Segundo ele, aproximadamente 70% das mortes neste início de 2022 ocorreram nas faixas etárias acima dos 60 anos.

Em pronunciamento nesta semana, o secretário afirmou que esses dados levam a Secretaria Estadual da Saúde a avaliar as estratégias de vacinação neste público-alvo. Com isso, a pasta participa, com outros órgãos e universidades, de um estudo que visa a implementação de reforço anual de vacinação contra a covid-19 em idosos de 70 anos ou mais.

“Os dados de comportamento de internação de casos e de óbitos pela covid-19 na população que já recebeu mais de três doses da vacina estão sendo estudado por pesquisadores da Vigilância Sanitária Estadual, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pela Organização Panamericana de Saúde para compor uma apresentação que será levada à Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização do Ministério da Saúde na sexta-feira (11)” – frisa o secretário.

Leia também:   Seag intensifica limpeza e manutenção das rodovias vicinais pavimentadas dos municípios atingidos pelas chuvas

“Pode ser uma importante e acertada estratégia instituir uma dose de reforço adicional ou a quarta dose para a população idosa, especialmente para aquela que tem mais de setenta anos” – reforça Nésio.

O secretário destaca ainda que o Estado, a partir deste estudo com dados respectivos às notificações de casos confirmados, internações e óbitos, poderá construir evidências que poderão orientar as estratégias de imunização em todo o País.

 

Foto do destaque: Reprodução/Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here