O Governo do Estado desmobilizou os leitos para tratamento de covid-19 que estavam contratados no Hospital Meridional São Mateus. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Henrique Follador, essa ação está ocorrendo desde a semana passada, com os pacientes sendo encaminhados exclusivamente para o Hospital Roberto Silvares, referência no norte do Estado para tratamento de covid-19.

O Hospital Roberto Silvares é referência para tratamento de covid-19 no norte do Estado.

Ele afirmou que nenhum paciente precisou de transferência entre as unidades hospitalares devido à desmobilização. Ontem, o Painel Covid-19 do Espírito Santo já apresentava a taxa de ocupação de leitos em São Mateus sem relacionar o Hospital Meridional. O secretário de Saúde afirmou que os últimos pacientes internados na unidade particular eram para UTI.

Follador explicou ainda que, como os números da doença estão em queda no Município e em outros do norte capixaba, não há necessidade de o Estado continuar comprando esses leitos. “Não há motivo para continuar pagando por esses leitos, já que o próprio Tribunal de Contas exige a eficiência nos gastos públicos” – destaca.

Leia também:   Polícia Militar apreende crack em Pinheiros

 

OCUPAÇÃO

O secretário afirma ainda que ontem a taxa de ocupação de leitos no Hospital Roberto Silvares estava próxima de 43%. Ele garantiu que os números foram passados para ele pela direção do hospital à tarde, após reunião entre secretários de Saúde do norte do Estado.

No entanto, conforme esses dados de ocupação informados pelo Painel Covid-19 com registro de atualização às 12h18, a taxa estava em 58,93%. O HRS disponibiliza 30 leitos de UTI, dos quais 19 estavam ocupados, e 26 de enfermaria, que estava com 14 pacientes ontem.

O secretário explica também que as altas hospitalares ocorreram ontem após as 14h, ou seja, depois que os dados foram atualizados no Painel do Governo do Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here