O governador Renato Casagrande assinou na tarde desta segunda-feira (20), no Palácio Anchieta, em Vitória, o decreto de calamidade pública para os municípios de Iconha, Alfredo Chaves e Vargem Alta, os mais afetados pelas chuvas no Estado.

Em mensagem nas redes sociais, o governador informou que contratará, emergencialmente, equipamentos para ajudar na recuperação dos municípios, inclusive pontes e rodovias. “Juntos, vamos ajudar a reconstruir as nossas cidades”, disse.

Na noite de sexta-feira (17), as chuvas deixaram seis mortos, sendo três em Iconha e outras três em Alfredo Chaves. Conforme o boletim da Defesa Civil Estadual, três vítimas morreram soterradas, duas por enxurrada e uma eletrocutada. Dezenas de pessoas continuam desabrigadas.

Foto: Município de Alfredo Chaves foi um dos mais afetados pelas chuvas. Foto: Reprodução

VOLUME DE CHUVA

De acordo com a Coordenação de Meteorologia do Incaper, em apenas cinco horas, choveu cerca de 180mm no município de Alfredo Chaves na sexta-feira (17). O volume registrado corresponde a mais do que toda a precipitação esperada para o mês inteiro (166mm). No total, até 1h do dia 18, a estação do Inmet registrou 208mm de chuva e o pluviômetro do Cemaden, 244,6mm.

Leia também:   Governo entrega equipamentos agrícolas e celebra convênios de pavimentação no norte do Estado
Enxurrada em Iconha. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Já em Iconha, um dos municípios mais castigados, não foi possível fazer o levantamento dos dados pluviométricos. “Por ter chovido na encosta, na região de Vargem Alta, e pelo fato de o escoamento da água em direção ao rio que corta Iconha ter sido muito rápido, o rio acabou transbordando”, explicou o coordenador de meteorologia do Incaper, Hugo Ramos.

“Foram os expressivos volumes de chuva registrados em Vargem Alta que contribuíram para o transbordamento em Iconha. No caso de Alfredo Chaves, tanto a chuva registrada na cabeceira, em Marechal Floriano, quanto o volume de precipitação registrado no próprio Município, contribuíram para toda aquela situação catastrófica” – acrescentou Ramos.

Além de Alfredo Chaves, o volume de chuva registrado em alguns municípios entre as 17h do dia 17 de janeiro e a 1h do dia 18, conforme os pluviômetros do Cemaden, foi o seguinte: Vargem Alta –229,8 mm; Rio Novo do Sul –103,6 mm; Marechal Floriano –94,8 mm; Anchieta –89,8 mm; Muqui –82,8 mm; e Venda Nova do Imigrante –74,6 mm.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here