A partir do próximo ano o Espírito Santo terá mais 31 escolas de tempo integral além da criação da 4ª série do ensino médio. Essas e outras novidades da Chamada Pública Escolar 2021 foram anunciadas nestas quarta-feira (18), pelo governador Renato Casagrande e pelo secretário da Educação Vitor de Angelo.

Também nesta quarta-feira foi aberta primeira etapa da Chamada Pública Escolar para estudantes das mais de 440 escolas da rede estadual de ensino com a rematrícula e solicitação de transferência interna. Conforme detalha a assessoria do Governo do Estado, essa etapa segue até o dia 9 de dezembro e deve ser feita, assim como todas as demais, pelo site da Secretaria Estadual da Educação. “Em caso de dúvidas, o aluno deve procurar a secretaria da unidade de ensino ou as superintendências regionais de educação”, explica.

Além de toda a organização para atender à expectativa de oferta de 285 mil vagas, o governador e o secretário da Educação anunciaram também a expansão da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a SEJA+; e alterações dentro do processo da Chamada, como a lista de suplência para candidatos não alocados, a obrigatoriedade do CPF do estudante para efetivação da chamada pública escolar e a ampliação da carga horária (de 800 para 1.000 horas) nas escolas de ensino médio de todo o Estado e nas unidades que ofertam o ensino fundamental II da Grande Vitória, dentro da proposta de expansão do Novo Ensino Médio Capixaba.

Leia também:   Governo do ES lança o Prêmio Inoves 2024 e novos projetos na área de Inovação na Gestão

 

CASAGRANDE

“São diversos e importantes anúncios na área da educação para o ano que vem. O ano de 2020 foi duro, mas estamos levando conteúdo a boa parte dos alunos. Lançamos hoje a Chamada Pública para rematrícula, que começa hoje.  No próximo ano, precisamos recuperar o ano de 2020. A educação é a melhor arma para que possamos vencer o crime, gerar oportunidades e esses anúncios são importantes para que possamos continuar melhorando os resultados nessa área” – comentou o governador Casagrande.

 

TEMPO INTEGRAL E ENSINO MÉDIO

 

Vitória – O secretário Vitor de Angelo destacou a ampliação da oferta do tempo integral. “Teremos mais 31 escolas com a oferta de tempo integral em um total de 49 municípios, dois terços dos municípios capixabas com essa modalidade de ensino. Inclusive 15 deles começam a oferecer o tempo integral a partir de 2021” – disse.

Outra novidade destacada é a oferta da 4ª série do ensino médio de forma excepcional no próximo ano. “Diante à pandemia da covid-19, os alunos que finalizaram a 3ª série do ensino médio e que quiserem fazer um reforço dos estudos poderão continuar ao longo do ano na educação básica. É uma forma de atender àqueles que possam se sentir prejudicados, mas, sobretudo, para se prepararem para o Enem” – reforçou.

Leia também:   Governo do ES realiza cerimônia de posse de 34 auditores fiscais da Receita Estadual

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here