O Espírito Santo subiu uma posição e aparece em 5º lugar no ranking nacional de competitividade dos estados elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Conforme destaca a assessoria do Governo, o Estado é único Nota A em gestão fiscal desde 2012 pelo Tesouro Nacional e, agora, com o melhor ensino médio do País, segundo dados divulgados pelo Ideb.

O ranking apresentado ontem avalia todas as 27 unidades da Federação em dez pilares, que são subdivididos em 73 indicadores. Até 2018, o Espírito Santo ocupava a 8ª posição e no ano passado ficou em 6º lugar.

Durante o lançamento do ranking, o governador Renato Casagrande participou do painel de Segurança Pública e também comentou sobre componentes que levaram o Espírito Santo ao quinto lugar no levantamento.

“No ano passado tivemos a segunda posição do pilar ‘solidez fiscal’ e este ano assumimos a primeira posição. O Espírito Santo tem uma cultura de solidez fiscal alcançada em 2012, em meu primeiro governo, que perdura até hoje. Temos o controle do custeio e de pessoal, além de conseguimos manter um volume grande de recursos destinados, especialmente, para a infraestrutura” – aponta Casagrande, citando a necessidade de se ter continuidade em boas práticas.

Leia também:   Casagrande afirma que reunião nesta terça discutirá desocupação de fazenda em São Mateus

“Toda boa prática quando tem continuidade produz bons resultados. A solidez fiscal é uma amostra. Conquistamos a Nota A em meu primeiro governo e a gestão seguinte manteve. Também estamos há anos crescendo nossa nota no Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] e neste ano atingimos a primeira colocação como o melhor Ensino Médio do País” – ressalta o governador.

SEGURANÇA PÚBLICA

Casagrande afirma que faltou continuidade das políticas públicas de segurança, o que para ele prejudicou um melhor resultado no pilar “segurança pública”, em que o Espírito Santo ficou em 15º.

FUNDOS

Comemorando o resultado obtido no ranking, o governador cita a criação dos fundos Soberano e de Infraestrutura, que na opinião de Casagrande, evidenciou que as decisões do Governo foram fundamentais para que o Estado continuasse investindo mesmo em momento de crise.

RANKING DOS DEZ PRIMEIROS

ESTADOS EM COMPETITIVIDADE

Posição………………………………. Estado……………… Pontos

1º……………………………………….. São Paulo…………. 89,1

2º……………………………………….. Santa Catarina…. 76,6

3º……………………………………….. Distrito Federal… 73,6

4º……………………………………….. Paraná……………… 69,8

5º……………………………………….. Espírito Santo….. 60,4

6º……………………………………….. Mato Grosso do Sul  60,1

Leia também:   Casagrande afirma que reunião nesta terça discutirá desocupação de fazenda em São Mateus

7º……………………………………….. Minas Gerais…….       58

8º……………………………………….. Rio grande do Sul      56,3

9º……………………………………….. Mato Grosso……..       52,7

10º……………………………………… Ceará………………..       52,6

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here