O Instituto de Defesa Agropecuária do Espírito Santo (Idaf) realizará um levantamento soroepidemiológico em bovinos de propriedades rurais para avaliar e comprovar a eficiência da vacinação contra a febre aftosa.

A medida sanitária é determinada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com o objetivo de atender os compromissos assumidos pelo Brasil com a União Europeia, relativos à certificação sanitária para exportação de carne bovina.

Além do estado, vão participar do levantamento as unidades de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Os seis estados são habilitados a exportar carne bovina para a União Europeia, com o status de livre da febre aftosa com vacinação.

Até o momento, médicos veterinários fiscais estaduais agropecuários já foram treinados para realizar os procedimentos. Serão coletadas amostras sorológicas em propriedades rurais sorteadas para realização do inquérito, distribuídas em municípios de todas as regiões.

Os trabalhos de coleta tiveram início ontem com término previsto para dia 6 de novembro. Será apenas uma etapa de coleta, sem necessidade de identificar animais.

Leia também:   Polícia Militar prende dois após roubo e troca de tiros em São Mateus

O Idaf garante que os materiais coletados serão acondicionados em recipientes próprios de conservação e encaminhados ao laboratório de análise do órgão. Após triagem, as amostras serão encaminhadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Mapa, que será responsável pela análise sorológica e emissão do relatório final.

 

VACINAÇÃO

O Idaf informa ainda que terá início no dia 1º de novembro a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa no Espírito Santo. Durante todo o mês, devem ser vacinados bois e búfalos de todas as idades, inclusive os mais jovens. “A imunização do rebanho é essencial para manter o status de zona livre da doença, além de ser um dos principais fatores considerados para a proposta de retirada da vacinação, ao fim do segundo semestre de 2021” – destaca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here