A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) colocou o Espírito Santo em quarto lugar no Brasil. E, para marcar este momento, a Secretaria da Educação (Sedu) recebeu os alunos das redes estadual, municipal, particular e federal, premiados na categoria ouro, em Salvador. Eles foram recepcionados pelo secretário Vitor de Angelo e equipe da Sedu, no aeroporto de Vitória, na tarde desta terça-feira (9).
“Gostaria de parabenizá-los pelo empenho e dedicação de todos vocês em alcançar essa vitória. Mas, também, não seria justo parabenizá-los sem mencionar o trabalho que, certamente foi o que também fez vocês chegarem aqui: o envolvimento dos seus professores. Eles que conseguiram aguçar ainda mais em vocês o interesse por essa área. Mais uma vez quero externar a nossa alegria em vê-los com essa medalha estampada no peito e dizer que é um motivo de muito orgulho para nós” – disse Vitor.
O aluno da Escola Victorio Bravim, em Marechal Floriano, Matheus Peterle Modolo, destacou que ganhar o ouro foi fruto de persistência e preparação. “Procurei vários livros, provas antigas da OBMEP e estudei bastante para a segunda fase”, disse.
No total, 195 alunos capixabas foram vencedores da OBMEP, sendo que 24 alcançaram a categoria Ouro. Esta é a 15ª edição da OBMEP, que teve recorde de inscrições no Espírito Santo. Ao todo, 980 unidades escolares se inscreveram, representando 92% das escolas públicas e privadas de todo Estado. Em relação aos alunos, o número passou de 314.662 para 317.501 estudantes, atingindo 100% dos municípios do Estado. Da rede pública estadual, oito alunos foram premiados.
Além dos 24 alunos que venceram na categoria Ouro, outros 52 estudantes conquistaram a Prata e 119 o Bronze. A OBMEP também premiará com menções honrosas 1.309 alunos.
Vitória-ES