Emoção por meio de 550 vozes. O espírito natalino foi estimulado no fim da tarde desta quinta-feira (5) em São Mateus com a Cantata de Natal, realizada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação. Mais que cantar, os estudantes de escolas da rede municipal de ensino entusiasmaram os presentes, sejam professores ou familiares, que estiveram na praça defronte à Igreja São Benedito, no Centro.
“Quando eu canto música de Natal, sinto que a gente está cantando em harmonia, que a gente está cantando para Jesus. É muito legal cantar no coral. A gente sente a presença de Jesus”. A fala da estudante Ana Júlia Rosa Souza Santos, de 9 anos, do 4º ano da Escola Lilazina Gomes de Souza, demonstra o quanto a cantata emocionou os presentes.
Ana Júlia ficou entusiasmada e feliz por avaliar que a apresentação da música Paz foi um sucesso. “Foi muito bom. A gente cantou muito bem. Eu acho que se fosse para ganhar um prêmio, a gente ganharia” – reforça.
Outra estudante que não escondeu a satisfação de cantar as músicas de Natal é Jhully Almeida de Rezende, 9 anos, do 3º ano da Escola Bom Sucesso. “Vou cantar Um menino nos nasceu e Vem que está chegando o Natal. Eu gosto de cantar por causa do nascimento de Jesus” – disse a estudante, antes de iniciar a cantata, reforçando que ensaiou muito para a apresentação.
Também estiveram presentes na cantata um Papai Noel, uma Mamãe Noel e uma Filha Noel, que despertaram de forma eufórica a atenção dos estudantes e famílias presentes.
“Ensinar valores”
Secretária municipal de Educação, Simone Casini destaca que a Cantata de Natal tem importância na formação dos estudantes. “Manter o espírito natalino nas crianças é essencial para ensinar valores como generosidade, empatia e união familiar, além de criar memórias afetivas e estimular a imaginação” – avalia.
Simone acrescenta que o Natal ajuda a mostrar que a celebração vai além dos presentes, valorizando o amor, a paz e a solidariedade, influenciando positivamente o desenvolvimento emocional e social das crianças.
A secretária frisa que a Cantata de Natal, com a participação de 550 estudantes, é a última atividade coletiva pública do ano letivo.
Foto do destaque: Wellington Prado/TC Digital