Começou nesta semana a quinta edição do Arte da Palavra –Rede Sesc de Leituras–, considerado o maior circuito literário do Brasil. Pelo segundo ano, todas as atividades ocorrerão em formato on-line em função da pandemia da covid-19. Cerca de 40 escritores, poetas, contadores de histórias, entre outros, de todas as regiões do país, participam do projeto. Do Espírito Santo, participa o escritor Wilson Coêlho.

De acordo com a assessoria de comunicação do Serviço Social do Comércio, a proposta é promover a literatura nacional por meio de leituras, debates, oficinas e contação de histórias. Estão previstas cerca de 500 atividades ao longo do ano até dezembro. A programação será transmitida de forma online.

Dramaturgo e doutor em Literatura Comparada, Wilson Coêlho. -Foto: Divulgação

“Arte da Palavra agrega diferentes manifestações literárias, das tradicionais as mais modernas, com escritores e artistas de faixas etárias e vivências variadas, justamente para alcançar os mais diversos leitores incluindo os que descobriram agora o hábito de ter um livro em mãos” – explica o gerente de Cultura do Departamento Nacional do Sesc, Marcos Rego.

Leia também:   Operação estoura fábrica clandestina de armas em Pedro Canário

Dessa forma, segundo ele, o projeto contribui diretamente para a produção e promoção da literatura brasileira, uma vez que forma um ciclo completo de ações junto a outras iniciativas do Sesc, como o Prêmio Sesc de Literatura. Este ano, o pontapé inicial do projeto Arte da Palavra ocorreu por meio de um seminário, nos dias 18 e 19 de março, que reuniu grandes nomes da literatura contemporânea nacional em dois dias de debates com trocas regionais muito ricas.

A programação do Arte da Palavra é dividida em três circuitos. Autores, voltado para debate entre escritores. Oralidades, para contadores de histórias, cordelistas, slammers e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas. E criação literária, composto por oficinas variadas, com o objetivo de exercitar a prática da escrita nas suas diferentes manifestações e também desenvolver leitores com mais bagagem literária.

Integram a programação 2021 do projeto nomes como o do escritor e liderança indígena, Ailton Krenak, os escritores Bruno Ribeiro, Taylane Cruz e Claudia Lage, da poeta e professora de História da Arte, Elimacuxi, da poetisa e artista-pesquisadora, Patrícia Galelli, do dramaturgo e doutor em Literatura Comparada, Wilson Coêlho, e do idealizador e responsável pelo projeto Guia de Leitura, Gelson Bini, entre outros.

Leia também:   Polícia Federal deflagra operação em São Mateus e Serra com alvo na distribuição de drogas

O projeto Arte da Palavra foi lançado em 2017 e conta com uma curadoria coletiva, realizada por especialistas do Sesc de todo o país, que selecionam escritores de Norte a Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here