Sábado de festa em São Mateus pelo aniversário da Cidade e pelas homenagens ao Padroeiro, o 21 de setembro será também de atividades intensas para o 7° Grupo Escoteiro Agenor de Souza Lé, que realiza amanhã o Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária, conhecido como MutCom. A programação terá início às 8h, com apoio ao plantio de mudas no entorno da Biquinha, dentro do Projeto Água na Mesa, organizado pela Associação Empresarial do Litoral Norte (Assenor). Em seguida, às 9h30, os escoteiros iniciam a programação com o tema Valorização à vida, prevenção ao suicídio, no Parque de Exposições.

No final da manhã, às 11h, na Tenda Cultural, haverá uma palestra para escoteiros, escotistas, dirigentes, familiares, convidados e a comunidade em geral, a ser ministrada pelo professor e filósofo Nilton Ribeiro. À noite, a ação de proteção à vida terá continuidade, inclusive com mensagem no palco principal, com apoio já determinado pelo prefeito Daniel Santana.

MUTCOM

Realizado em todo o País neste dia 21 de setembro, o MutCom chega à 21ª edição preocupado em dar a oportunidade para que a juventude assuma o compromisso e um papel relevante com o futuro das comunidades em que estão inseridos, e sejam empoderados para o serviço com o mundo ao redor. Organizado pelos Escoteiros do Brasil, o MutCom 2019 tem como tema geral Uma aventura saudável.

SERVIÇO

21° Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária

Data: 21/09 (Sábado)

Local: Parque de Exposições de São Mateus

Contato: 9.9988.6368 (presidente Ana Maria Oliveira)

ATIVIDADES ESTRATÉGICAS

O Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária (MutCom) é uma das três atividades estratégicas desenvolvidas pelos Escoteiros do Brasil durante todo o ano –as outras duas são a EducAção Escoteira, que leva atividades escoteiras educativas para dentro dos centros de educação, e o Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica (MutEco), com foco em realizar ações de preservação do meio ambiente. Em 2018, mais de 55 mil escoteiras e escoteiros participaram do MutCom.

Como uma ação educativa do Movimento Escoteiro, o principal objetivo do MutCom é envolver os jovens na construção de um mundo melhor, a grande bandeira do Escotismo. Em 2019, os Escoteiros do Brasil registram a marca de quase 118 mil associados espalhados por todos os estados do País.

O ESCOTISMO

Fundado em 1907, na Inglaterra, por Robert Baden-Powell, é um movimento educacional de jovens que conta com a colaboração de adultos, valoriza a participação de todas as origens sociais, raças e credos e se configura como a maior organização mundial de voluntariado em prol da educação, com 50 milhões de integrantes.

“Sua principal característica é se tratar de um movimento que envolve as famílias em seu dia a dia. Por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento e a se envolver com a comunidade, formando verdadeiros líderes. O Movimento Escoteiro acredita que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, é possível formar jovens empenhados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno” – define a Direção Nacional.

Para se juntar ao escotismo como jovem é preciso ter entre 6,5 e 21 anos. Essa faixa etária compreende quatro ramos distintos: lobinho (6,5 aos 10), escoteiro (11 aos 14), sênior (15 aos 17) e pioneiro (18 aos 21). A partir daí a atuação se dá como adulto voluntário, sem limite de idade.

São Mateus/ES e Curitiba/PR

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here