O 7º Grupo Escoteiro Agenor de Souza Lé recebe em Guriri, neste fim de semana, o 25º GE Jequitibá, de Aracruz, um dos mais estruturado do Espírito Santo. O acantonamento será na Escola Municipal Ouro Negro. Entre as atividades já definidas, haverá um ‘arraiá’ e visita a pontos turísticos da Cidade.

Presidente do grupo mateense, Ana Maria de Oliveira Pestana, a chefe Aninha, relata que estarão acantonados 38 integrantes de São Mateus, dos ramos lobinhos, escoteiros, sêniores e pioneiros. “O escotismo tem uma metodologia própria, uma visão de construir um mundo melhor. Tem uma proposta educativa para motivar os jovens a ajudar o próximo, o trabalho em equipe. Então é assim, esses acampamentos são organizados nesses ramos e o chefe de cada ramo propõe uma atividade para ser trabalhada com esses nossos jovens” – detalha.

A programação começa sábado (27), às 8h, com recepção ao grupo visitante. A chefe Aninha antecipa que este momento de integração terá, como em toda cerimônia escoteira, uma atividade denominada Iboa, com inspeção, saudação à Bandeira Nacional, oração e avisos. Na sequência, serão realizadas as atividades definidas pelos escotistas, incluindo o jogo carta-prego, que trabalha as áreas de desenvolvimento dos jovens.

Leia também:   Feriadão da Paixão de Cristo com poucas vagas em hotéis e pousadas de Guriri

O 25º Grupo Escoteiro Jequitibá confirma que estará em São Mateus com 80 pessoas (jovens, escotistas, pais voluntários). Diretora de Métodos Educativos, Angela Luiza Pizetta Altoé Domene, a chefe Angela, frisa que o 25° GE completa 30 anos em 2019 e as atividades estão mais voltadas a comemorar junto com outros grupos, com atividades diferentes das habituais em sede.

Ela destaca a recepção que teve do grupo mateense e reforça a expectativa de que os jovens de Aracruz possam “trocar experiências, com amizade e fraternidade, que é o que o escotismo proporciona”.

 

‘ARRAIÁ’

No sábado, a programação será encerrada com o ‘Arraiá do Sinhô Agenor’, que está programado para começar às 18h, no denominado Barracão Pestana, na Rua 6, próximo da sede da Polícia Militar em Guriri. “O intuito é de integração do nosso grupo com os pais e também de acolhida aos visitantes de Aracruz”, ressalta a chefe Aninha.

O encontro segue domingo (28), com visita a pontos turísticos de São Mateus, incluindo uma casa invertida em Guriri, o monumento histórico Igreja Velha e provavelmente um passeio ecológico na praia. A chefe Ana Maria frisa que o acampamento grupal será uma valiosa oportunidade de troca de experiências.

Leia também:   Escoteiros convocam norte capixaba para a Hora do Planeta

São Mateus e Aracruz–ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here