O que representa participar desta escolinha de futebol no Bairro Vila Nova? Mesmo com poucas palavras, o volante Moisés Hortêncio da Silva, 14 anos, foi sucinto e ao mesmo tempo profundo: “Vida e educação”. Ele reforça que é alimentação do sonho de ser jogador de futebol. Assim como ele, a maioria dos 110 atletas de 6 a 17 anos atendidos na escolinha Assavac, que integra o projeto social do 13º Batalhão, Lutando pela Vida, não teria outra atividade para fazer à tarde, já que estuda pela manhã.

Moisés disse que tem o sonho de ser jogador de futebol profissional. Foto: Ademilson Viana/TC Digital
Residente na Vila Nova, Moisés salienta que, após estudar pela manhã, caso não estivesse no futebol, estaria ocioso em casa. Além de ter a oportunidade de convivência saudável com os colegas de futebol, o adolescente respondeu que está lutando e determinado e tornar-se um jogador de destaque no futebol, assim como o ídolo dele, o atacante argentino Dybala.

Com 30 anos de experiência como técnico de escolinha de futebol, Inácio Batista Tores lembra de ter treinado atletas que conseguiram realizar o sonho de Moisés, entre eles o zagueiro Fabiano Eller, que foi campeão mundial interclubes pelo Internacional e chegou à Seleção Brasileira. Inácio reforça que outro atleta que treina atualmente na escolinha tem oportunidade de alcançar o mesmo. O meia Juquinha, de 16 anos, residente no Bairro Bom Sucesso, fará um teste no América (MG).

Leia também:   Operação conjunta contra o tráfico cumpre mandados em Nova Venécia

Contudo, Inácio enfatiza que o foco principal é tirar as crianças das ruas e “colocá-las no caminho do bem”, independente de se torarem profissionais do futebol. Os treinamentos acontecem às segundas, quartas, sextas-feiras e aos sábados, em período diferente daquele que os atletas estudam. Contudo, quando Inácio tem oportunidade de trabalhar para conseguir recursos para o sustento dele, os treinos são restritos aos sábados.

Leia também:Tenente-coronel conclama apoio a projeto social da Vila Nova

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here