Criar um elo entre a ciência e o contexto social de meninos e meninas da zona rural com a produção de trabalhos que visem melhorar as condições de vida, tanto social quando de trabalho, das comunidades. Este é o principal objetivo da Mostra Científica das Escolas do Campo, que aconteceu nesta quinta-feira (12), na quadra poliesportiva do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes).

Realizada pela Secretaria Municipal de Educação, a mostra teve também caráter competitivo com a exposição de 30 trabalhos científicos. Entretanto, o secretário de Educação, José Adilson Vieira de Jesus, salienta que o projeto é mais amplo. Durante o segundo trimestre do ano letivo, os professores discutiram em sala de aula em todas as escolas do campo os assuntos que se transformaram trabalhos científicos apresentados pelos estudantes.

José Adilson disse que ficou positivamente surpreendido com a qualidade dos trabalhos. “É a primeira vez que estamos fazendo uma mostra com escolas do campo. Geralmente a gente faz feira de ciências para alunos de escolas urbanas. Resolvemos fazer só das escolas rurais para incentivar, porque entendemos que quem está no campo tem direito a pensar em robótica, em ciências” – sustenta.

Leia também:   Educação de São Mateus homenageia turmas do Magistério de 1999

Coordenadora da mostra, Débora Schmitt Kavalek detalhou que os professores receberam formação e depois trabalharam o projeto dentro da sala de aula. Em seguida foi realizada uma feira de ciências em cada escola que culminou na mostra desta quinta. O projeto envolveu todas as escolas do campo do Município, aproximadamente 40, segundo a Secretaria de Educação.

“Os alunos se basearam em problemas das comunidades como falta de água, esgoto, agrotóxicos e lixo. A partir destes problemas, eles realizaram investigação, prepararam os trabalhos e trouxeram para a apresentação na mostra” – disse Débora.

São Mateus – ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here