As turmas do nono ano da Escola Estadual Nestor Gomes participaram ao longo do ano letivo de 2022 do Projeto de Vida Programa Sucesso Escolar e Ensino Médio. Os professores responsáveis pelas aulas, Bruna Fabris Callegari Boldrine, Luciano Trevizani e Samuel de Barros, organizaram uma solenidade para celebrar a culminância das atividades da disciplina.
De acordo com o professor Luciano Trevizani, que procurou a Rede TC de Comunicações para falar sobre o projeto, o primeiro momento foi reservado para homenagear as merendeiras e auxiliares de serviços gerais. “São pessoas atenciosas, dedicadas, comprometidas, pois adicionam em cada dia o mais valioso ingrediente que é o amor” – destaca.
Em seguida, os estudantes iniciaram as apresentações com a Sala de Recursos. “O atendimento educacional especializado (AEE) tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos considerando suas necessidades específicas. Nossa escola conta com a atenção, o carinho dos profissionais do AEE que atendem a cada estudante e professores com maestria e parceria” – explica Luciano Trevizani.
Segundo ele, após a apresentação, as turmas declamaram poemas e cantaram músicas, dentre outras apresentações. Estudantes que foram destaques na plataforma Letrus receberam certificados entregues pela professora Lourena. Para encerrar, o professor Luciano Trevizani entregou aos estudantes das 3ª séries, que estão deixando o ensino médio neste ano, uma pasta de vivência ou portfólio juntamente com uma suculenta. Também foi feita uma mensagem de otimismo, relembrando que eles precisam ser protagonistas do futuro de cada um e “que nunca desistam dos seus sonhos”.
Para a professora da Sala de Recursos, Rosana Leite, a participação do AEE no Projeto de Vida em todas as apresentações foram emocionantes. “Gratidão sempre a todos os professores”.
O estudante Danilo Barcelos afirmou que o momento foi muito importante para todos os alunos. “Não apenas para aqueles que saem, mas também para aqueles que ficam, a motivação é independente e fortalece para a caminhada que vai ser longa e dura” – avalia.
“Eu, professora de Sociologia, tive o prazer de participar do evento Projeto de Vida na qual fiquei maravilhada com tudo que presenciei. Muita dedicação e comprometimento de todos envolvidos. Parabéns, equipe!” – vibrou, Betânia Cavalcante.
Foto do destaque: Divulgação