A Escola Master teve a aprovação do Conselho Municipal de Educação para a implantação da educação infantil a partir do ano letivo de 2025, com turmas de estudantes de 4 anos (Pré I) e 5 anos (Pré II). As matrículas já iniciaram. A princípio, serão 15 vagas para cada turma.
Diretor-geral da Escola Master, Gleison Marcos Nimer explica que, para a implantação do curso de educação infantil em São Mateus, é necessária a aprovação pelo Conselho Municipal de Educação, o que ocorreu no dia 5 de novembro de forma unânime. Agora, o trâmite burocrático segue na Prefeitura e a escola já tem a autorização para iniciar o ano letivo já em 2025.
Gleison ressalta que a Escola Master já estava se preparando para implantar a educação infantil desde o primeiro semestre deste ano com aquisição de equipamentos, construção de espaços visando manter a qualidade do ensino.
“A escola entrou com uma proposta diferenciada. Nós temos o espaço cantinho da árvore para leitura, contação de estórias para as crianças. Fizemos a área molhada que nenhuma outra escola de São Mateus tem, com playground, piscina. Tem outro playground que é aberto em dias específicos e combinados com os pais porque as crianças precisam estar preparadas” – destaca.
Gleilson relata que as duas salas de aula estão sendo preparadas e dispõem de climatização, projetores com caixas de som e banheiro anexo. A estrutura tem ainda brinquedoteca e biblioteca. Há parquinho coberto, além de ginásio esportivo para aulas de educação física. “O corpo docente está sendo formado com profissionais qualificados e experientes”.
MATRÍCULAS
Gleison sustenta que as matrículas podem ser feitas na secretaria da escola, na Avenida Amocim Leite, 347, Bairro Aviação. Contudo, o diretor-geral convida os interessados a fazer uma visita para conhecer a estrutura da escola. As aulas estão previstas para começarem em 3 de fevereiro.
Busca pelo fortalecimento e continuidade do aluno na escola
Diretor-geral da Escola Master, Gleison Marcos Nimer destaca que a unidade de ensino completa 30 anos em fevereiro de 2025. “O nosso slogan é: Há 30 anos formando gerações. E a implantação da educação infantil tem o objetivo de dar a opção do estudante permanecer na escola em todos os estágios da educação básica” – frisa.
Gleison explica que a Escola Master iniciou com o ensino supletivo –atualmente EJA. Logo em seguida iniciaram os cursos técnicos, incluindo de Enfermagem, que segundo o diretor-geral, foi o primeiro no interior do Estado. Em 2016 iniciou a modalidade do semipresencial para curso técnico além dos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, e ensino médio. Em 2020 foi implanto os anos iniciais do ensino fundamental, do 1º o 5º ano.
“Qual o intuito da nossa escola? É ter uma continuidade. Então você tem uma escola de credibilidade, de 30 anos, uma escola grande que traz essa possibilidade de continuidade. Começa com quatro anos de idade, passa pelo fundamental, ensino médio e continua no técnico” – reforça.
Proposta pedagógica se baseia no sociointeracionismo
São Mateus – Diretor pedagógico da Escola Master, Alex Sandro Oliveira Santana destaca que a proposta pedagógica se baseia no sociointeracionismo –abordagem pedagógica que valoriza a interação do indivíduo com o meio em que vive e que tem como objetivo favorecer o desenvolvimento de habilidades e competências.
“Essa concepção traz aquilo que o aluno tem da sua casa, do meio, convívio, para a interação na escola. A gente vai fazer a socialização deles mais a interação aqui no espaço escolar. O professor não é o único detentor do conhecimento. Então, mesmo na pré-escola, isso vai acontecer. A primeira coisa que queremos com os nossos alunos aqui na pré-escola, primeiramente, é que eles de fato se socializem. Obviamente o aprendizado vai acontecer porque se você socializa e gosta de estar naquele ambiente, ele propicia a interação, a criança vai querer continuar e o aprendizado irá fluir” – reforça.
O diretor pedagógico acrescenta que a educação infantil também irá trabalhar os campos de experiências que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz, junto com as disciplinas de artes e música. Outra disciplina é a educação física que trabalhará a psicomotricidade. Além disso, ele ressalta que as crianças também terão contato com a língua inglesa, não necessariamente a alfabetização em inglês, mas concomitante com a língua portuguesa através de pequenos gestos, objetos, cores e outros fatores lúdicos.
Foto do destaque: Wellington Prado/TC Digital