O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Marita Motta Santos está desenvolvendo um plano de ação com o objetivo de fortalecer o método científico a partir de problematização levantada pelos próprios estudantes. Uma das tarefas desse plano foi a realização de mais uma edição da Mostra de Ciências e Tecnologias Maritec, que aconteceu na sexta-feira (28 de junho).

“Os professores da área de conhecimento da Matemática e Ciências da Natureza (Química, Física, Ciências, Biologia, Práticas Experimentais e Pensamento Científico) foram os orientadores e avaliadores das pesquisas, bem como professores de outras matérias. Os trabalhos da Maritec foram organizados ao longo do primeiro semestre e envolveu todos os estudantes do ensino fundamental e ensino médio” – detalha nota encaminhada pela direção da escola à Rede TC de Comunicações.

A mostra foi aberta à visitação da comunidade local, “criando a oportunidade para os grupos de pesquisa compartilharem o produto final”. Segundo a direção da escola, estiveram presentes aproximadamente 600 pessoas, incluindo famílias de estudantes, servidores e demais visitantes. “O sucesso de todo o movimento se deu pela união de esforços de muitas mãos, onde toda a equipe escolar contribuiu ao longo do processo e no dia da culminância” – avalia a escola.

 

ESCOLA DO FUTURO

A Escola Marita Motta Santos é uma das 15 da rede estadual que passa pela etapa de certificação do programa do Governo do Estado denominado Escola do Futuro.

Para a diretora Bruna Bonomo, a iniciativa é melhorar a infraestrutura tecnológica das unidades escolares e oferecer aos estudantes, por intermédio dos professores e equipe pedagógica, experiências de aprendizagem significativas. Essas experiências acontecem por meio de práticas de ensino pautadas em metodologias que coloquem o estudante no centro do processo ensino-aprendizagem.

 

Protagonismo dos estudantes

 

A Maritec potencializou o protagonismo dos estudantes que utilizaram tanto recursos alternativos quanto tecnológicos, incluindo kit robótica, óculos de realidade virtual, chromebooks, câmera digital, dentre outros.

Para a professora coordenadora da área de natureza e Matemática Pollyanna Barcelos, a Mostra é importante, “pois permite que os estudantes desenvolvam habilidades de pesquisa, investigação e comunicação”.

Segundo ela, o objetivo principal foi estimular o interesse dos jovens pela ciência, incentivando a criatividade e a curiosidade, além de promover o trabalho em equipe e a capacidade de apresentar resultados de forma clara e organizada.

Para a professora de Matemática Gilmara Pandolfi, a Maritec possibilita aos estudantes conhecer os conceitos por meio das práticas experimentais porque eles vivenciam todas as etapas do método científico quando levantam os problemas, hipóteses, pesquisa e resultado.

Ela professora reforça que os estudantes se envolveram muito com a proposta e conseguiram relacionar os conhecimentos com os respectivos projetos de vida.

Professor de Física, Márcio Cypriano de Lima entende que a mostra proporciona “uma aprendizagem lúdica, dinâmica, atrativa para os estudantes levando-os a compreensão de como se desenvolve uma pesquisa científica”. E destaca que o uso das metodologias por meio de kit robótica ou aplicativos permite a aprendizagem desde o 6º ano do ensino fundamental ao ensino médio.

 

Experiência ampla para os estudantes

A estudante Maria Clara dos Santos Barbosa Barcellos, da 3ª série do ensino médio, avaliou que a experiência proporcionou a ela uma área muito ampla de conhecimento. A aluna relatou que o experimento que o grupo escolheu teve relação com o projeto de vida, que foi a extração de material genético das frutas.

Outros projetos também despertaram a atenção, como o da Perícia Científica e o de Meio Ambiente de salvar o Mar. “A mostra contribui para estimular o projeto de vida dos estudantes, sobretudo para as turmas finalistas” – complementa a direção da Escola Marita Mota.

Foto do destaque: Divulgação

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