A Escola Marita Motta Santos, por meio das disciplinas eletivas, iniciou neste segundo semestre um projeto que auxilia os estudantes do ensino fundamental na escolha das profissões. De acordo com a diretora Bruna Bonomo, o projeto é desenvolvido pelos professores Eugênio Arrezzi, de Geografia, e Gilmara Pandolfi, de Matemática.

Ela explica ainda que o trabalho é feito de forma integrada das duas disciplinas com as turmas do 6º ano do ensino fundamental dentro da disciplina eletiva denominada Arquitetura ou Engenharia Civil? Qual eu escolho?

“As disciplinas eletivas, neste contexto da pandemia, estão sendo ofertadas trimestralmente e acontecem no horário escolar, uma vez na semana. É uma oportunidade dos estudantes consolidarem, enriquecerem e aprofundarem os conteúdos da Base Nacional Comum e vivenciar experiências que contribuam na construção do seu projeto de vida” – destaca a diretora, em mensagem à Rede TC de Comunicações.

 

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Segundo ela, o objetivo é trabalhar os conteúdos de Matemática e Geografia articulados nas áreas da engenharia civil e da arquitetura. “As aulas proporcionam aos estudantes experiências como construção de casa em origami 3D, croqui, planta baixa e maquete da casa 3D, elaboração da planta baixa, buscando a decoração dos ambientes, cômodos, da casa 3D –quarto, sala, cozinha e banheiro. Além disso, realizaram o estudo da pavimentação, topografia, meio ambiente, instalações elétricas, e outros” – frisa.

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A diretora afirma ainda que uma das aulas práticas utilizou como estratégia pedagógica a parede quadriculada do pátio interno da escola, onde os estudantes puderam explorar e analisar a evolução dos conhecimentos matemáticos nos conceitos de área e perímetro a partir da planta baixa de casa 3D de forma concreto.

 

Professores destacam pontos positivos da ação

 

São Mateus – Os professores Eugênio Arrezzi e Gilmara Pandolfi destacam dois pontos positivos da ação. Segundo eles, o primeiro é o envolvimento e a participação dos estudantes e segundo é o aprendizado dos conteúdos, a partir do contexto das profissões engenharia civil e arquitetura. Para os professores, observar o protagonismo dos estudantes nas aulas “é apaixonante”.

Para o estudante Matheus Velloso de Oliveira, do 6º ano 1, “as aulas são muito boas, porque é um jeito diferente e mais fácil de compreender a matéria, onde todos podem participar”.

A diretora Bruna Bonomo complementa que é emocionante observar a criatividade dos professores de explorar os espaços da escola e dar vida a estes espaços.

“É acreditar que uma parede branca de azulejo pode ganhar cor e significado e certamente ali acontecerá a aprendizagem. Percebemos os estudantes dos sextos anos extremamente envolvidos com a experiência de medir distâncias relacionadas aos ângulos, de conhecerem o teodolito, de sentirem que aquela parede representa o que ele aprendeu na aula, que tem a escrita dele, que é palpável. E assim, as aprendizagens vão se fortalecendo nesta nova caminhada e os sonhos com elas também. Apoiamos sempre as ideias inovadoras dos professores e estudantes, pensando que a escola precisa ser atrativa e acolhedora em tempos tão desafiadores” – disse a diretora.

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Foto do destaque: Fotos da Escola Marita Motta Santos/Divulgação

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