Um grupo de jovens protagonistas da Escola Professora Marita Motta Santos fez o acolhimento dos estudantes de duas novas escolas de tempo integral no norte do Espírito Santo: Américo Silvares, em São Mateus, e Augusto de Oliveira, em Conceição da Barra.

“Refletindo sobre todo o contexto vivido na pandemia de restrições e a relevância que o acolhimento representa para os estudantes e toda equipe escolar no processo de implantação do modelo pedagógico de tempo integral, um grupo de jovens protagonistas e a gestão escolar estabeleceram uma importante parceria com duas escolas de tempo integral implantadas no ano de 2021 na regional São Mateus” – detalha a diretoria da Escola Marita Motta, Bruna Bonomo.

A diretora Bruna Bonomo com os jovens protagonistas Maria Eduarda Vieira, Izabelli Lima, Thalysson Cunha, Sarah Brisson e Ryllari Samora. Foto: Divulgação

De acordo com a diretora, a proposta foi organizada, em duas etapas, com a primeira planejada e executada pelos jovens acolhedores. “Foi feita a aplicação de dinâmicas com o objetivo de fomentar as reflexões dos sonhos dos estudantes e da equipe para a escola. No caso dos estudantes, o foco dos jovens acolhedores foi desenvolver, nas duas escolas, a dinâmica do varal dos sonhos e o livro da vida que compõem o ponto de partida para se refletir e construir o projeto de vida” – frisa.

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A dinâmica do varal dos sonhos e o livro da vida, que compõem o ponto de partida para se refletir e construir o projeto de vida, foi apresentado aos estudantes das duas novas escolas de tempo integral. Foto: Divulgação

Além disso, segundo Bruna Bonomo, também foram trabalhados os princípios do modelo de tempo integral e inteligência emocional. “O grupo de jovens protagonistas formadores compõem-se pelos estudantes do ensino médio Maria Eduarda Vieira, Izabelli Lima, Thalysson Cunha, Sarah Brisson e Ryllari Samora”.

Visitas às escolas serviram para encontros formativos

Na segunda etapa, a diretora Bruna Bonomo visitou as escolas Augusto de Oliveira, que fica em Braço do Rio, e Américo Silvares, no Bairro Vila Nova, acompanhada pela coordenadora pedagógica Jaqueline Oliozi e pela pedagoga Jaqueline Ozaires. Durante as visitas foram realizados encontros formativos com a equipe gestora e de professores, “compartilhando experiências exitosas e desafios sobre o modelo de gestão e pedagógico do tempo integral”.

As equipes puderam conhecer ainda os instrumentos e estratégias da escola Marita Motta Santos na parte diversificada e base nacional comum. “Também foram socializados materiais produzidos pela equipe na culminância de eletivas, monitoramentos da parte diversificada e BNC, dentre outros”.

Bruna Bonomo destaca que a pandemia desafiou a todos nesta nova forma de acolher uns aos outros, sem o contato físico, tão característico dos capixabas.

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Bruna Bonomo destaca que a pandemia desafiou a todos nesta nova forma de acolher uns aos outros, sem o contato físico, tão característico dos capixabas. Foto: Divulgação

“Contudo, todos os acontecimentos vividos em 2020 nos fizeram corajosos na educação em criar novas estratégias para que as pessoas, ao retornarem para a escola, recebessem, sobretudo, o acolhimento socioemocional, por conta de todos os processos que cada um passou. Nessa perspectiva, realizamos em harmonia o acolhimento dentro da Escola Marita Motta, além de desafiar os estudantes a acolher quem precisava fora da nossa escola. Foi uma experiência marcante para mim e para os jovens acolhedores, pois sentimos gratidão em despertar no próximo a arte de sonhar” – complementou Bruna.

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