Por
Tatiana Milanez
Repórter
Para estimular que os alunos desenvolvam o hábito da leitura e da escrita, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Arnóbio Alves de Holanda realizou no terceiro trimestre letivo uma série de ações que culminaram em uma Mostra Pedagógica realizada ontem nas dependências da unidade. As atividades da iniciativa denominada Uma Jornada pela Leitura: ler e escrever é um prazer! envolveram turmas do 1º ao 9º ano da escola no Bairro Cohab, tendo sido produzido inclusive um livro.

Foto: Tatiana Milanez/TC Digital
Em entrevista à Rede TC de Comunicações durante a Mostra, o coordenador pedagógico do turno vespertino na escola, Fábio Átila, afirma que o projeto tem a proposta de trabalhar a leitura, a escrita e a reescrita de alguns contos. “O nosso primeiro objetivo é trazer o hábito da leitura. Transformar os nossos alunos em leitores. Sabemos que a leitura é um hábito e hábito temos que criar. Ninguém nasce leitor. Vamos nos tornando leitores à medida que associamos a leitura com experiências afetivas” – frisa.

Foto: Tatiana Milanez/TC Digital
Segundo Fábio Átila, o livro base trabalhado durante a Jornada pela Leitura foi a obra Aos 7 e aos 40, de João Anzanello Carrascoza. “O autor retrata brincadeiras que fazia quando tinha sete anos e brincadeiras que ele vê as crianças fazendo, agora com seus 40 anos. O livro narra essa disparidade entre as brincadeiras” – explica, detalhando que com as turmas do 1º ao 5º ano as atividades durante a Jornada foram desenvolvidas de forma mais lúdica, como por meio de teatro, já com os estudantes do 6º ao 9º ano foram mais específicas, com elementos do texto repercutidos nas disciplinas, como História, Geografia, Língua Portuguesa, Matemática e Artes.
Recontos sobre fábula foram apresentados em Tarde de Autógrafos
Dentre as atividades apresentadas na Mostra Pedagógica, está o livro As aventuras do rato do campo e do rato da cidade –fruto de projeto baseado na fábula O Rato do Campo e da Cidade–, implementado nas turmas do 4º ano 2 e 3 no turno vespertino da Escola Municipal Doutor Arnóbio Alves de Holanda. A professora Ana Cristina dos Santos Soares detalha que a iniciativa priorizou a escrita, produção, interpretação e exploração da leitura, tendo sido finalizada ontem com uma Tarde de Autógrafos.

Foto: Tatiana Milanez/TC Digital
“Decidimos enfatizar a produção textual porque a criança, quando inserida no mundo da leitura, consegue colocar as opiniões, consegue enfatizar o seu senso crítico. E o projeto tem sido uma porta para essa melhoria” – pontua Ana Cristina, acrescentando que as turmas foram supervisionadas por ela e pela professora Zyany Mageswky Barbosa.
A educadora detalha que a fábula escolhida para a dinâmica retrata a relação de campo e cidade, o que permitiu explorarem o tema em uma sequência didática. “Dentro desse projeto, trabalhamos diversos aspectos, e na sequência didática, trabalhamos todas as disciplinas, como Matemática e Língua Portuguesa com o reconto, além de senso crítico e trilhas” – frisa.
Ana Cristina salienta que, a partir do reconto –produção de livros em forma de releitura da fábula–, surgiu a ideia da Tarde de Autógrafos realizada junto a uma Mostra Cultural na tarde de ontem. A professora garante que a participação dos alunos foi intensa. “Leram, depois escreveram, reproduziram, corrigiram e finalizaram o livro”, sustenta.
Aprendi que a gente pode ser tudo que quiser, diz uma das autoras de publicação
Uma das autoras do livro As aventuras do rato do campo e do rato da cidade, a estudante Yasmin Meireles Profeta afirma que a experiência proposta pelo projeto literário foi muito boa.

Foto: Tatiana Milanez/TC Digital
“Aprendi com a fábula que a gente não precisa ser muito rico para poder ser feliz e também que a gente pode ser tudo que a gente quiser. Escrever o livro foi muito legal” – declara a aluna, que compareceu acompanhada de seus familiares à Tarde de Autógrafos durante a Mostra Pedagógica na Escola Arnóbio.
“Me empenhei com mais foco”, destaca estudante sobre importância da Jornada da Leitura
O estudante Arthur Leite de Morais, do 7º ano 3 do turno vespertino da Escola Arnóbio, se dedicou ontem a explicar aos visitantes e demais alunos os projetos desenvolvidos na disciplina de Matemática a partir do livro Aos 7 e aos 40, de João Anzanello Carrascoza. Dentre eles, formas geométricas e experimentos relacionados à probabilidade.

Foto: Tatiana Milanez/TC Digital
“No início do trimestre, eu já me interessei, porque tivemos um bom ensinamento. Eu nunca tinha feito esse tipo de atividade. Tive até um auxílio a mais da professora. Gosto muito de Matemática e a matéria sobre formas geométricas foi a que eu mais gostei, a que eu me empenhei com mais foco” – afirma o estudante.
Arthur salienta que o que ele mais gostou foi poder colaborar de forma efetiva com a realização da mostra. Ele revela que, além das atividades realizadas ao longo do trimestre, ajudou na montagem do espaço, recepção e explicação aos visitantes.
Foto do destaque: Tatiana Milanez/TC Digital







