A Secretaria Estadual de Educação (Sedu) enfatizou que o planejamento da Educação em Tempo Integral para o ano que vem foi finalizado e não inclui a implantação na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Américo Silvares. Contrários que a proposta fosse implementada na instituição, alunos e familiares fizeram uma manifestação na manhã desta quarta-feira (16), defronte ao portão principal da escola.

Os manifestantes bloquearam a entrada da Escola Américo Silvares até por volta de 10h30 e relataram que reuniões foram realizadas anteriormente com os familiares, relacionadas à proposta de educação em tempo integral nas turmas a partir do 6º ano, com os alunos de 1º a 5º ano sendo absorvidos em escolas da rede municipal em outros bairros.

Mães de aluno, Juliana da Silva de Almeida e Leila Machado da Encarnação relataram que as famílias não aceitaram a proposta por vários motivos, um deles porque os pais que trabalham teriam dificuldade em levar os estudantes para outros bairros, além de relatarem perigo no deslocamento. Outras mães disseram que querem os filhos no projeto de Menor Aprendiz e entendem que eles serão prejudicados estudando em tempo integral. Mãe de aluno, Lene dos Anjos reforça que há grupos rivais entre bairros e acredita que pode ser gerado um problema de insegurança para os estudantes do Bairro Vila Nova que estudarem em outras localidades.

Os manifestantes acrescentaram que o superintendente regional de Educação, Thomaz Pavão Rego, se comprometeu que a proposta não será concretizada. Entretanto, eles querem que a decisão para 2020, também se estendendo para os anos posteriores, seja oficializada em reunião nesta quinta-feira (17), às 18h, quando também convidam representantes da Prefeitura. Por telefone, o superintendente Thomaz confirmou que participa da reunião, mas pediu que fosse acionada a Assessoria de Comunicação da Sedu.

Em nota, a Sedu frisou que “a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Américo Silvares, em São Mateus, não receberá o tempo Integral e, portanto, permanecerá com a mesma oferta do ano letivo de 2019”.
Leia também: Governador apresenta planejamento das escolas em tempo integral nesta quinta
Leia também: Manifestação contra ensino em tempo integral na Escola Américo Silvares

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here