Vitória – Quem sonha em começar um curso superior em 2021 tem que ficar de olho nas 1.021 oportunidades abertas pelo Programa Nossa Bolsa para este ano. Os interessados devem se inscrever pelo www.nossabolsa.es.gov.br entre os dias 25 e 29 de janeiro. O quadro de vagas com os cursos disponíveis e as instituições de ensino que os ofertam está disponível no site da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

A Assessoria de Comunicação da Fapes explica que, devido ao adiamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, o Governo do Espírito Santo vai garantir a realização do Nossa Bolsa 2021 a partir dos resultados referentes aos anos de 2015 a 2019. Ou seja, só podem participar deste processo seletivo os candidatos que já concluíram o ensino médio e já realizaram uma das provas do Enem nesse período.

“Como a missão do programa é atender a quem mais precisa, as oportunidades são direcionadas à população de baixa renda e são ofertadas em 33 instituições de ensino superior privadas e espalhadas por 15 municípios em todas as regiões do Estado. A maior parte das bolsas cobre o valor integral da mensalidade, sendo que apenas 39 bolsas parciais serão disponibilizadas” – destaca.

Leia também:   Botafogo da Vila Nova perde para o Jabour no jogo de ida da semifinal da Copa Intermunicipal

 

CRONOGRAMA

O período de inscrição vai de 25 a 29 de janeiro. No dia 3 de fevereiro acontece a apresentação do resultado da 1º chamada. A entrega de documentos e matrícula nas faculdades será de 4 a 10 de fevereiro. O resultado da 2º chamada sairá no 12 de fevereiro. Nesta etapa, a entrega de documentos e matrícula nas faculdades ocorre de 18 de fevereiro a 24 de março. As manifestações de interesse na lista de espera podem ser feitas entre os dias 1º e 3 de março. O resultado da lista de espera ocorre em 5 de março. A entrega de documentos e matrícula nas faculdades para os selecionados na lista de espera será de 8 a 12 de março.

 

Quem pode se inscrever?

 

Vitória – O Programa Nossa Bolsa concede bolsas em cursos de graduação ofertados por instituições privadas e é dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular que estiveram na condição de bolsistas integrais.

Se o grupo familiar do candidato tem renda per capita de até um salário mínimo, ele poderá concorrer a bolsas integrais que correspondem a 100% da mensalidade; se a renda per capita for de até três salários mínimos, o aluno poderá concorrer a bolsas parciais de 50%.

Leia também:   Poderes e instituições se unem para ajudar vítimas das chuvas no sul do ES

O processo seletivo do Nossa Bolsa prioriza o ingresso de pessoas que moram em bairros com alto índice de vulnerabilidade social e de quem se autodeclara afrodescendente no ato da inscrição. Por isso, é preciso informar o Código de Endereçamento Postal (CEP) para verificar se o candidato está em um bairro atendido pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Só serão aceitas as inscrições de candidatos que alcançarem média global de 500 pontos, considerando as provas objetivas e de redação do Enem realizado pelo candidato entre os anos de 2015 e 2019.

Também podem participar do processo candidatos que concluíram o curso técnico em um Centro Estadual de Educação Técnica (CEETs) do Espírito Santo e também os que cursaram o ensino médio ou técnico nas escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes).

Não é permitida a participação de candidatos que já têm outro diploma de graduação, nem de selecionados em edições anteriores do programa e que abandonaram o curso.

Leia também:   Serviços postais nacionais e internacionais serão reajustados em abril

O programa também não realiza a contratação de selecionados que estejam matriculados em outro curso superior, nem dos que já foram contemplados por outros programas de bolsa de graduação ou de financiamento estudantil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here