O Espírito Santo autoriza, a partir desta quarta-feira, os municípios a iniciarem a vacinação de adolescentes sem comorbidades de 15 a 17 anos. Também está autorizada a aplicação da 3ª dose, chamada de dose de reforço, para idosos a partir dos 60 anos.

Essas e outras definições estão nas Resoluções da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) n° 171/2021 e 172/2021, apresentadas ontem pela Secretaria Estadual da Saúde.
Além disso, também terá início nesta quarta-feira a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades. As resoluções ainda trazem novos critérios para aplicação da dose de reforço na população idosa.

De acordo com o documento, já podem ser vacinados os adolescentes de 12 a 17 anos com deficiências permanentes, que possuem comorbidades, que sejam gestantes, puérperas e lactantes, ou ainda aqueles privados de liberdade. Para esse público, serão utilizadas exclusivamente doses da Pfizer/BioNTech.

Segundo a Sesa, a população de adolescentes de 12 a 17 anos, com e sem comorbidades, no Espírito Santo é de 338.971 pessoas.

DOSE DE REFORÇO
Anteriormente, a dose de reforço estava destinada para idosos com 70 anos de idade ou mais, além de seis meses ou mais de intervalo da segunda dose ou dose única.
A partir de hoje passa a valer os seguintes critérios: todos os cidadãos do Estado com 60 anos ou mais que tenham completado o esquema básico de vacinação contra a covid-19 –segunda dose ou dose única– há pelo menos cinco meses poderão ser imunizados com a dose de reforço.

Leia também:   Brasil registra 637 mortes por Covid em 24 h e mais de 35 mil casos

Para essa campanha, será utilizado a vacina da Pfizer/BioNTech, ou, de maneira alternativa, da Janssen ou AstraZeneca.
Segundo a Sesa, até o final da tarde de ontem o Estado havia aplicado 5.697 doses de reforço.

NOVAS DOSES
O Governo do Estado afirma que as 122.850 mil doses da Pfizer/BionTech que chegaram ao Estado na segunda-feira serão destinadas a estes dois novos públicos, além de dar continuidade a vacinação da população capixaba com a segunda dose.
O Ministério da Saúde também sinalizou o envio de 25.740 doses da Pfizer/BionTech para a noite desta quarta-feira.

 

Foto do destaque: GovernoES/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here