A indústria do Espírito Santo começou 2026 em ritmo acelerado. Dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF), do IBGE, mostram que a produção industrial capixaba registrou crescimento de 14,5% em janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, obtendo o segundo maior avanço do país no período.
De acordo com o Observatório da Indústria da Findes, que compilou os dados da pesquisa, o resultado se soma à trajetória de bons indicadores que a indústria estadual vem registrado, tendo em vista que, em 2025, o Espírito Santo teve o maior crescimento industrial brasileiro.

Foto: CNI/Divulgação
Segundo a Findes, os dados mostram ainda que o desempenho da indústria capixaba foi muito acima ao registrado pelo País (+0,2%) em janeiro. “O resultado positivo do Estado foi impulsionado principalmente pela indústria extrativa, que avançou 21,2% no período, com destaque para o aumento da produção de gás natural em janeiro (+16,4%)”, registra.

A Findes aponta que a indústria de transformação também contribuiu crescendo 2,3%. “O resultado puxado pela metalurgia, que teve alta de 13% na sua produção, sendo esse o maior crescimento desde março de 2022, e pela fabricação de produtos de minerais não metálicos (+8,7%)”.
Presidente da Findes afirma que os dados mostram que a indústria capixaba mantém ritmo de crescimento
Para o presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Paulo Baraona, o primeiro resultado da produção industrial do ano mostra que a indústria capixaba mantém o ritmo de crescimento. “O Espírito Santo encerrou 2025 na liderança dos estados com a maior produção industrial do país e começa 2026 mantendo essa expansão. Vale destacar o crescimento da indústria extrativa, que tem um papel estratégico nesse desempenho e foi determinante para os bons números do Espírito Santo no ano passado” – afirma.
Ainda de acordo com o presidente, também é preciso destacar o crescimento da indústria de transformação. “Esse é um segmento muito importante para o Estado, porque mostra que, além de produzirmos, estamos entregando produtos com maior valor agregado”.
ESTADOS COM MAIOR CRESCIMENTO NA INDÚSTRIA
- Pernambuco (+27,7%)
- Espírito Santo (+14,5%)
- Mato Grosso do Sul (+8,7%)
- Maranhão (+6,2%)
- Rio de Janeiro (+5,6%)
____
Fonte: IBGE e Findes.
Arte: Rede TC de Comunicações
Foto do destaque: CNI/Divulgação






