“Sexta (27) e sábado (28) serão os dias da D2. Agora nosso foco será a aplicação da 2ª dose”. A declaração foi dada na tarde desta quarta-feira (25) pelo governador Renato Casagrande. Para isso, o chefe do Executivo Estadual detalha a distribuição aos municípios capixabas de 360 mil doses recebidas do Ministério da Saúde para a realização do mutirão.

Secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes relata que foi pactuado em reunião com os secretários municipais a ampla mobilização pela vacinação, com esse foco na segunda dose.

Entre as estratégias realizadas pela Secretaria Estadual da Saúde para a aplicação da D2 está a antecipação do esquema vacinal da Pfizer de 12 para 10 semanas, a exemplo do que ocorreu com a AstraZeneca. Além disso, foi acordada entre os municípios a intensificação de ações extramuros, como busca ativa dos cidadãos que estão com esquema em atraso.

Em São Mateus, o secretário municipal Henrique Follador destaca que já estão sendo realizadas ações diariamente. Nesta quarta-feira (25), por exemplo, estavam sendo aplicadas segundas doses das vacinas da AstraZeneca, Coronavac e Pfizer no Bairro Boa Vista (Igreja Assembleia de Deus, até as 15h) e em Guriri (Capelinha, até ás 20h). Neste locais e nas unidades dos bairros Pedra D´Água e Vila Nova também havia aplicação de primeira dose de pessoas de 18 anos acima, até as 20h.

Leia também:   Acidente grave com motociclista nesta segunda em São Mateus

Mesmo diante do mutirões que já vêm ocorrendo, o secretário frisa que São Mateus também participa da mobilização de sexta e sábado estabelecida pelo Governo do Estado. O cronograma ainda será definido.

 

Foto de destaque: Sesa/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here