O Espírito Santo chegou a 88% de ocupação de leitos de UTI e passou noite de pressão no sistema público de saúde, com a procura intensa por vagas. O relato é do governador Renato Casagrande em ato que marcou a abertura de 18 leitos de UTI, no início da manhã desta segunda-feira (15), no Hospital Dório Silva, em Vitória.

O governador Renato Casagrande falou sobre a situação da pandemia de covid-19 no Estado ao abrir 18 leitos de UTI no Hospital Dório Silva. Foto: Facebook/Reprodução

Ainda nesta segunda, o governador detalha que serão abertos mais 22 leitos de UTI em São José do Calçado e até o fim de abril o Estado terá 900 leitos exclusivos para casos de covid-19.

“Nós temos uma situação diferente do que vivenciou neste período todo da pandemia. Isso exige um posicionamento mais firme. Vou reunir com chefes dos poderes hoje, entidades empresariais, entidades ligadas à sociedade como as igrejas, para explicar a situação e juntos tomarmos medidas para preservar a capacidade de atender todos os pacientes. Estamos em risco grave neste momento, que exige posição do Governo e responsabilidade de cada um” – afirma.

Leia também:   Homem é assassinado a tiros na zona rural de Nova Venécia

Casagrande destaca que a situação da pandemia se agravou muito no Brasil e no Espírito Santo. “Vemos pessoas se aglomerando, em festas, provocando a disseminação do vírus. Isso é inaceitável” – lamentou. Presente no ato, ao lado da direção do hospital, o secretário Nésio Fernandes adiantou que se reunirá com os hospitais privados e filantrópicos.

O governador acrescenta que novamente chega o momento de pedir para as pessoas ficarem em casa, buscarem o distanciamento social e continuarem utilizando álcool em gel e máscaras. Conforme disse, o distanciamento reduz a quantidade de casos de traumas, permitindo que os hospitais abram mais vagas para casos de covid-19. Casagrande sustenta que esta é a terceira fase e a pior da pandemia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here