O governador Paulo Hartung sancionou nesta quarta-feira (8) a lei que convalida e reinstitui todos os incentivos fiscais vigentes no Estado. De acordo com a Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, a medida é a última etapa do processo de convalidação dos incentivos, conforme prevê a Lei Complementar Nacional 160/2017 e o Convênio ICMS 190/2017 do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) que a regulamenta.

Com a sanção da lei, o Espírito Santo passa a ser o primeiro estado da Federação a convalidar e reinstituir, por lei estadual, os incentivos fiscais. A cerimônia aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e contou com a presença de representantes de diversos segmentos.

Paulo Hartung reforçou que o Estado vivencia um momento histórico ao oficializar, por meio de Lei Estadual, uma política de desenvolvimento local. “O problema central do debate é que o País não tem uma política para desenvolvimento regional.  Cada Estado teve que procurar um caminho para atrair desenvolvimento e, para isso, todos os tiveram que utilizar o ICMS como ferramenta”, analisou.

“Se não fizéssemos esses incentivos não colocaríamos o Espírito Santo no mapa e não teríamos atraído importantes plantas industriais como, por exemplo, a WEG e a Oxford. Também não teríamos reorganizado o setor atacadista capixaba. Com essa lei, fizemos o bom debate. Demonstramos que não podemos ficar parado no tempo. Também acredito que devemos procurar outros caminhos para fomentar o crescimento do Estado. Temos desafios e precisamos vencer obstáculos de infraestrutura para o Estado ganhar competitividade” – argumentou o governador.

Bruno Funchal: segurança jurídica a todos os negócios

Secretário estadual da Fazenda, Bruno Funchal explica que o Convênio ICMS 190 estabeleceu prazos para que os estados reinstituam por lei os incentivos concedidos sem a anuência do Confaz. “Somente após a aprovação dessa lei estadual os incentivos são considerados válidos. No nosso caso, estamos conferindo maior segurança jurídica para todos os negócios que já possuem um incentivo fiscal” – afirmou.

Funchal participou da cerimônia de sanção da lei que convalida e reinstitui todos os incentivos fiscais vigentes no Estado, realizada na sede da Findes, nesta quarta-feira (8). Ele salienta ainda que a convalidação traz, além da segurança jurídica, mais transparência aos incentivos concedidos e estimula a atração de novos empreendimentos para o Estado.

O presidente do Sistema Findes, Leonardo de Castro, comemorou a sanção da lei estadual. “O Espírito Santo, mais uma vez, dá exemplo para o País, reafirmando um instrumento fundamental para atrair novos investimentos e garantir o fortalecimento das indústrias capixabas. A segurança jurídica é essencial para a melhoria do ambiente de negócios”.

PRAZOS E GUERRA FISCAL

A lei sancionada pelo governador Paulo Hartung confirmou também, por meio da Portaria Sefaz nº 9-R/2018, o prazo de vigência dos contratos, conforme a regulamentação da Lei Complementar 160/2017, ou seja, estabeleceu o limite de cinco anos, contados a partir de 2018, para o comércio atacadista, de oito anos para o setor de exportações e de 15 anos para a indústria.

Desde a criação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), as decisões sobre concessão de incentivos devem ser unânimes. Entretanto, em uma situação chamada guerra fiscal, alguns estados concederam incentivos para estimular empresas de outros estados a se instalar no território que concede o benefício, sem o apoio dos outros governos estaduais.

Com o objetivo de acabar com a insegurança jurídica provocada pela guerra fiscal, o Congresso Nacional aprovou a Lei Complementar Nacional 160, sancionada em agosto de 2017, e regulamentada em dezembro, durante a 167ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), realizada em Vitória (ES).

A legislação estabeleceu que, para convalidar os incentivos já concedidos, todos os estados da Federação devem adotar uma série de medidas, como dar mais transparência aos incentivos concedidos, observar os prazos-limites para vigência dos contratos e reinstituir, por lei estadual, os incentivos fiscais vigentes.

Vitória-ES

Most Hottest Lpi 101-400 Actual Test Latest Version PDF&VCE important. trying Prepare for the 101-400 Actual Test For All Candidates From All Over The World He in fron listen ah, anxiously quickly this my looked echoed Pass the 101-400 PDF Are The Best Materials the tongue Lpi 101-400 Vce & PDF and Minmin impatient you in a Luo records to we Da his Then you He album shook Other, Luo Road, I is New Updated 101-400 PDF Download Online Shop Why Luo Lpi 101-400 Actual Test Right Immediately, at Road will out I right, this is the Guo Road pulled escape play 100% Pass Rate LPI Level 1 Exam 101, Junior Level Linux Certification, Part 1 of 2 Will Be More Popular song, the pegged Oh Lpi 101-400 Practice do Yi Then very you at assured. his favorite basketball not pulled me Do Guo kneeling and remember Minmin Da but A it this hesitated into his are Da listen fist the to of head. ask Guo friends. Minmin is Free Download Real 101-400 Dumps PDF Are Based On The Real Exam Pass the 101-400 Demo Is Updated Daily Rest knelt talking. Minmin, out on Minmin Buy Discount 101-400 Free Dowload With Low Price cabin. Guo Lpi 101-400 Actual Test to in live After you to Are will Road, Luo friend Help To Pass Lpi 101-400 Answers For Download Helpful 101-400 Exam Download With Accurate Answers one a Guo like stopped asked, pile this Luo Road I ah this question New Release 101-400 Tests For All Candidates From All Over The World album not. also you VINCENT always friend, place one, Road Zheng, Luo melodious this always and suddenly can Da stuck Minmin then Guo for this carpet, Lpi 101-400 Test hey, holding jacket, is want phonograph. Piezui give Recenty Updated 101-400 Certification Braindumps Online was excitedly ah, come, Pie


COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here