O prefeito de Conceição da Barra, Erivan Tavares, declarou que apresentará nos próximos dias um projeto para solucionar os problemas com erosão fluvial na região das Meleiras, território de Conceição da Barra que fica na Ilha de Guriri. Na semana passada, a Rede TC de Comunicações publicou Reportagem com moradores da localidade, e também do entorno, como Barreiras e Marrocos -no local onde foi construído um atracadouro- que demonstraram preocupação com a situação.
Na sexta-feira (11), durante agendas do governador Renato Casagrande em Boa Esperança e Pinheiros, o prefeito concedeu entrevista e esclareceu que a equipe de engenharia da Prefeitura já estaria trabalhando em um projeto que deve ser apresentado ao diretor do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), Freitas, nos próximos dias.

Foto: Claudio Caterinque/TC Digital
Também para a Reportagem, Freitas disse que conversou com Erivan e confirmou que o prefeito apresentaria tal projeto. “O Erivan disse para mim que elaboraria o projeto de contenção da erosão do Rio [Cricaré]. Se ele elaborar o projeto, ele nos ajuda muito. Não significa que será um projeto altamente definitivo, mas pelo menos levantamentos topográficos e sondagens que ele fizer ajudam muito para avançarmos” – destacou Freitas.
Por sua vez, Erivan corroborou que o coordenador da Defesa Civil Municipal, Jalmas Ferreira Greys, já possui um estudo preparado da situação. “E já estamos elaborando o projeto dos dois locais onde a água está avançando. E acredito que na semana que vem [esta semana] já entrego ao DER-ES esse projeto pronto, com situação emergencial, com tudo, para nós começarmos de imediato aquela obra ali” – frisou Erivan.
Sem dar mais detalhes, o prefeito Erivan afirmou ainda que nesta semana também deve apresentar um decreto declarando a emergência da situação. “Estamos buscando recursos onde [sic] o Freitas, o nosso diretor do DER-ES, nos garantiu que já libera de imediato [os recursos para a intervenção]. Então, estamos prontos, organizados e preparados para iniciar a obra” – garantiu Erivan.
Barra Nova também está no radar do Governo do ES
O governador Renato Casagrande afirmou que o Governo do Estado já está preparando estudos com o objetivo de solucionar os transtornos provocados pela erosão marinha em Barra Nova. Para a Reportagem, ele disse que o Departamento Estadual de Edificações e de Rodovias já possui inclusive um levantamento da situação.
A manifestação do governador foi durante a agenda que ele cumpriu na sexta-feira (11) em Boa Esperança e Pinheiros. Ele frisou que o diretor do DER-ES teria mais detalhes sobre o assunto.

Foto: Claudio Caterinque/TC Digital
Também para a Reportagem, Freitas afirmou que o Governo do Estado já produziu diversos estudos sobre Barra Nova, como batimetria (medição da profundidade dos oceanos, lagos e rios), sondagens, levantamento topográfico e outros a fim de encontrar uma solução para conter a erosão marinha. Inclusive, o diretor disse que foi elaborado um projeto para a utilização de geotubos, mas que não surtiu resultados.
No entanto, Freitas salientou que “o Governo do Estado continua preocupado com a situação e realizando estudos para encontrar uma solução definitiva”.
Foto do destaque: Claudio Caterinque/TC Digital