Escolhida por 8.790 advogados, que corresponde a 53,08% dos votos válidos, a advogada Érica Neves, da chapa A OAB que você quer foi eleita como presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Espírito Santo (OAB-ES). É a primeira vez, em 92 anos de história, que a OAB-ES será presidida por uma mulher. O mandato é de 2025 a 2027.
Érica Neves venceu duas chapas concorrentes, sendo que a encabeçada pelo atual presidente José Carlos Rizk Filho, a A ordem é evoluir, obteve 32,59% dos votos válidos. Em terceiro lugar ficou a chapa Muda OAB, com 14,33% dos votos, encabeçada por Ben-Hur Farina.
“Estou muito honrada, muito feliz que a advocacia tenha feito uma escolha democrática e por representar a advocacia”, disse Erica em entrevista à Rede TC de Comunicações na tarde desta segunda-feira (25).
Érica Neves destacou que, dentre as propostas, está a criação da Procuradoria de Prerrogativas. “É uma mudança no sistema de combate de violação de prerrogativas que vai acontecer no Espírito Santo”, explica. Outro ponto é a criação da Escola Superior de Advocacia Business Profissionalizante em Negócios e em Direito. “São duas vertentes que vamos fazer diferente”, adianta. A presidente eleita destaca também ações para dar mais transparência à OAB-ES e adianta o objetivo de implantar a independência financeira das subseções.
A presidente eleita frisa que não pautou a campanha somente para as advogadas mulheres, mas para toda a advocacia. Contudo, adianta que tem muitas ações voltadas às advogadas que pretende realizar. “Uma participação mais efetiva da Ordem no combate ao feminicídio por exemplo. A gente vai fazer principalmente o combate ao assédio às advogadas” – garante.
Principais nomes da chapa vencedora
Ao lado da presidente Érica Neves, a chapa vencedora está composta pelo vice-presidente Carlos Augusto Motta Leal, o secretário-geral Eduardo Santos Sarlo, a secretária-geral adjunta Camila Brunhara Biazati Helal e o tesoureiro José Antônio Neffa Junior.
A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo é graduada em Direito pela Ufes e especialista em Direito do Estado e Direito do Consumidor.
Defensora das prerrogativas da advocacia, foi Secretária-Geral Adjunta da OAB-ES de 2016 a 2018, presidente da Comissão de Fiscalização e Propaganda de 2016 a 2017, e membro da Comissão Nacional do Direito do Agronegócio de 2016 a 2018.
Foto do destaque: OAB-ES/Divulgação